Qualidade das praias do Litoral Norte, 13 praias apontam classificação “Imprópria” para banho
O boletim da Cetesb publicado na última quinta-feira (6), revela uma diminuição de praias impróprias para banho no Litoral Norte de São Paulo. Segundo os dados divulgados, das 98 praias monitoradas em todo Litoral Norte, apenas 13 apresentam a classificação “imprópria” para banho e 85 praias ostentam índices de qualidade da água que atendem plenamente às normas estabelecidas pelos órgãos ambientais e de saúde.
As cidades do Litoral Norte tem implementado medidas para monitorar e melhorar a qualidade da água, investindo em saneamento básico e promovendo a conscientização ambiental. A presença de poluentes, muitas vezes provenientes de fontes não identificadas, continua a ser uma preocupação em algumas praias de Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.
Boletim Cetesb
Segundo boletim divulgado em São Sebastião das 30 praias monitoradas que cercam o município, apenas três encontram-se impróprias para banho, a praia do Arrastão, Pontal da Cruz e Preta do Norte. Em Ilhabela, duas das 19 praias que cercam o município estão impróprias, Itaquanduba e Itaguaçu. Em Caraguatatuba, das 14 praias monitoradas, seguem sem alteração referente a última medição, as praias encontram-se com bandeira vermelha é a Prainha na região central e Cocanha no norte do município. Em Ubatuba das 35 praias monitoradas, seis estão impróprias para banho, são as praias Itaguá (Avenida Leovegildo, nº 240 e 1724), Rio Itamambuca, Perequê-mirim, Santa Rita e Prainha de Fora – Ilha Anchieta.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) recomenda evitar banhar-se em água do mar classificada como Imprópria, tomar banho de mar após chuvas muito intensas e banhar-se em canais, córregos ou rios que deságuam no mar.