15ª Paixão de Cristo reúne cerca de cinco mil pessoas em Caraguatatuba
Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram a 15ª Paixão de Cristo, realizada na última sexta-feira (18/4), no Complexo Turístico do Camaroeiro (Mirante), em Caraguatatuba. O novo local foi a grande novidade desta edição. A escolha da mudança se deve à grandiosidade do espetáculo, que possibilita explorar novos espaços e proporcionar diferentes experiências ao público.
A 15ª Paixão de Cristo foi dirigida pela assessora técnica cultural de teatro e literatura da Fundação, Keiliane Dias. Com participação de mais de 200 pessoas (entre atores, bailarinos e equipe técnica) e com quase duas horas de duração, o espetáculo reproduziu os últimos cinco dias de Jesus Cristo na Terra. A apresentação contou também com a participação de bailarinos da cidade, que foram dirigidos pelo assessor técnico de Dança da Fundação, Júnior Silva.
A encenação, um dos maiores eventos do município, foi elogiada e reconhecida pela organização e garantia de segurança e acessibilidade de toda a população. Sem nenhuma intercorrência registrada, o evento contou com sistema de acesso controlado de veículos, com vagas reservadas para PCDs e idosos.
Para a subida e descida dos espectadores, foram disponibilizados das 18h até o encerramento do evento diversos micro-ônibus, que fizeram dezenas de viagens com saídas da Praça da Cultura, no Centro, e da entrada do morro do Mirante. Arquibancadas e mil cadeiras acomodaram o público em uma área de 2,7 mil m², com área reservada para PCD (inclusive com espaço adequado para cadeirantes), idosos e gestantes. A encenação também foi traduzida simultaneamente por intérpretes de libras.
A iniciativa é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e da Secretaria Municipal de Turismo. Estiveram presentes o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. Talita Carneiro; a secretária municipal de Governo, Eloíza Andrade; e o Padre Vladimir Ferreira Coelho, entre outras autoridades.
Segundo o presidente da Fundacc, Adba Cuba, o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Serviços Públicos e Saúde, do Departamento de Trânsito e da Imaruí Litoral Norte, foi essencial. “Cumprimos todo o atendimento previsto e isso se deve ao apoio que tivemos e à grande parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba e com a Secretaria Municipal de Turismo, e ao olhar afetuoso e sério do nosso prefeito Mateus Silva. Se deve também ao comprometimento de toda a equipe da Fundação, que não mediu esforços para que tudo fosse realizado de forma brilhante”, frisa.
A Paixão de Cristo de Caraguatatuba é considerada uma das maiores do Estado. Com aproximadamente 700m² de estruturas de palcos, cenários, telões e área técnica, a apresentação proporcionou à plateia uma experiência única e imersiva, e neste ano, com a paisagem da orla da cidade como plano de fundo.
“É sempre um desafio realizar grandes ações que envolvam pessoas muito diversas e tantas frentes de trabalho. Essa apresentação artística, cultural, popular e de comunhão com a comunidade caraguatatubense se tornou tradição efetivamente, isso se comprova nesta apresentação, de 2025, que a meu ver, se tornou histórica”, ressalta o presidente.
O espetáculo foi transmitido ao vivo pelo canal da Fundacc no Youtube e pode ser assistido pelo link youtube.com/fundaccoficial. Para mais informações, acesse www.fundacc.sp.gov.br.
Foto: Gianni D’Angelo/Fundacc