fbpx
CaraguatatubaCidades

Setores municipais e Sabesp discutem ações da força-tarefa no bairro Massaguaçu

A articulação entre diferentes setores para solucionar os problemas de extravasamento de esgoto no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba, continua. Na segunda-feira (14), foi realizada uma reunião na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca com o objetivo de alinhar estratégias que permitam identificar causas e definir medidas corretivas.

O encontro contou com a participação de representantes das Secretarias de Urbanismo, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da empresa Sabesp.

Foram apresentados os avanços das vistorias, testes e fiscalizações em imóveis e galerias de águas pluviais iniciadas em janeiro, como resposta às ocorrências de vazamento e ao mau cheiro percebido nas águas do córrego que passa entre as avenidas Regina Margarete Passos e Maria de Lourdes da Silva Kfouri.

As investigações continuam com a identificação de imóveis que utilizam fossas sépticas e ainda não estão conectados à rede de esgoto. Além disso, foram avaliadas novas possibilidades de atuação para ampliar a eficácia da força-tarefa. Dentre essas ações, a Vigilância Sanitária e as secretarias envolvidas planejam intensificar a fiscalização das empresas responsáveis pela operação de caminhões limpa fossa no município.

A Sabesp expôs algumas análises técnicas e se dispôs a contribuir com as vistorias necessárias. Até o momento, não foram identificados imóveis com despejo irregular de esgoto diretamente no local onde houve o extravasamento em janeiro.A reunião também serviu para fortalecer o diálogo entre os setores envolvidos e a Sabesp, com foco no avanço coordenado das próximas etapas da força-tarefa na região.

É importante destacar o apoio da Associação de Moradores dos bairros de Massaguaçu e região (AMBMar), que tem sido parceira histórica na comunicação e no acompanhamento das ações realizadas na região.

A participação da AMBMar fortalece o trabalho conjunto, especialmente no processo de fiscalização e na divulgação das próximas etapas da força-tarefa.

Projetos da Sabesp

A Sabesp está com projetos que vão contribuir para as questões de infraestrutura e garantir a ligação dos imóveis à rede de esgoto. Além das ações já em andamento, a empresa apresentou iniciativas que devem beneficiar a região.

Um dos principais programas em atuação é o Se Liga na Rede, que oferece gratuitamente a instalação sanitária para famílias de baixa renda, com rendimento de até três salários mínimos mensais. Esse programa permite a conexão dos imóveis à rede de coleta, que evita o descarte irregular de esgoto, e também envolve moradores das comunidades na conscientização sobre os benefícios ambientais da ligação de esgoto.

Outra ação relevante é o Programa Água Legal, que visa regularizar o fornecimento de água em áreas de vulnerabilidade social. Este programa não apenas conecta imóveis à rede de abastecimento de água, mas também contribui para a segurança hídrica das famílias, combate as perdas de água e assegura a cidadania, retirando famílias do grupo de risco de contaminação.

Até o primeiro semestre de 2027, o bairro Massaguaçu, os núcleos Casa Branca, Travessão, Casa Branca 2, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Cantagalo, Casa Branca 3, Morro do Sumaré e Morro do Chocolate serão contemplados com aproximadamente 2,8 mil novas ligações.

Foto: JC Curtis/PM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE