Problemas financeiros e de internet abrem ranking do Procon de Caraguatatuba de 2024

O primeiro relatório de atividades do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2024 contabilizou 707 procedimentos formalizados dos 1.505 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de janeiro. Desse total, 798 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.

O balanço do mês passado foi dominado por queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).

Em janeiro, o Procon formalizou 238 consultas simples; um atendimento preliminar; 220 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse volume, 37 finalizadas com acordos e 23 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 75 reclamações foram abertas com o retorno da CIP e duas abertas sem o retorno da CIP; 79 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 32 atendimentos extra Procon (enviados para outros órgãos competentes); e 16 cadastros de Nota Fiscal Paulista. O fornecedor deixou de comparecer em 18 audiências conciliatórias das 69 audiências agendadas pelo Procon em janeiro.

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.  A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários. 

 O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/

2023

O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 8.607 procedimentos formalizados dos 17.631 atendimentos entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. Ao todo, 9.024 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos competentes.

O ranking das reclamações do Procon de Caraguá do ano passado foi dominado por problemas com envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços). 

Balanço do Procon da  Prefeitura de Caraguatatuba de 2024
MesesAtendimentos FormalizadosAtendimentos realizadosAssuntos mais reclamadosAudiências agendadasAudiências sem o fornecedor
Janeiro7071.505Financeiros e internet fixa6918

Foto: Divulgação/PMC

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