Qualidade das Praias: Litoral Norte registra 22 praias impróprias nesta quarta-feira de feriado

Com a temporada de verão se aproximando, os olhares se voltam para as belas praias do litoral norte de São Paulo. No entanto, a questão da balneabilidade, que diz respeito à qualidade das águas para banho, torna-se uma preocupação constante entre os turistas e moradores locais.

Este ano, uma análise detalhada revela um panorama misto quanto à balneabilidade das praias da região. Segundo os dados fornecidos pelos órgãos ambientais responsáveis, algumas praias ostentam índices de qualidade da água que atendem plenamente às normas estabelecidas, enquanto outras demandam uma atenção especial.

As autoridades locais têm implementado medidas para monitorar e melhorar a qualidade da água, investindo em saneamento básico e promovendo a conscientização ambiental. A presença de poluentes, muitas vezes provenientes de fontes não identificadas, continua a ser uma preocupação em algumas praias das cidades do Litoral Norte, como Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.

Boletim Cetesb

Segundo boletim registrado nesta terça-feira (14), em São Sebastião das 36 praias que banham o município estão impróprias apenas cinco, a praia do Arrastão, Deserta, São Francisco, Pontal da Cruz e Porto Grande. Em Ilhabela as praias impróprias atingem 1/4 das praias que cercam o município, tais como a praia do Pinto, Siriúba, Itaquanduba, Viana e Itaguaçu. Em Caraguatatuba as praias com a bandeira vermelha são Tabatinga, Martim de Sá, Centro, Prainha, Indaiá e praia das Palmeiras. Em Ubatuba as praias impróprias para banho nesta terça-feira são, praia do Iperoig, Itaguá, Santa Rita, Rio Itamambuca, Perequê-mirim e praia do Lázaro.

A Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo recomenda evitar banhar-se em água do mar classificada como Imprópria, tomar banho de mar após chuvas muito intensas e banhar-se em canais, córregos ou rios que deságuam no mar.

Clique no link abaixo e confira as condições das praias da sua cidade.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O BOLETIM SEMANAL CETESB

O que é Balneabilidade ?

Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc), onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada.

Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos. Estes critérios devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré estabelecidos, para que se possa identificar se as condições de balneabilidade em um determinado local são favoráveis ou não; pode-se definir, inclusive, classes de balneabilidade para melhor orientação dos usuários.

Fatores que influem na balneabilidade
O parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais. Diversos são os fatores que condicionam a presença de esgotos nas praias:

  • Existência de sistemas de coleta e disposição dos despejos domésticos gerados nas proximidades
  • Existência de córregos afluindo ao mar
  • Afluência turísica durante os períodos de temporada
  • Fisiografia da praia
  • Ocorrência de chuvas
  • Condições de maré

Foto: Paulo Stefani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE