Chuva dará trégua ao Sudeste até o fim da semana
As grandes e intensas áreas de instabilidade que têm provocado chuva volumosa e diversos transtornos no Sudeste devem começar a perder força até o fim desta semana. Na quarta-feira (20), a previsão ainda é de chuva muito volumosa, especialmente no litoral de São Paulo, Minas Geras e Espírito Santo.
A partir de quinta-feira (21), a instabilidade mais pesada começa a se dissipar em parte do Sudeste. Por isso, voltam a acontecer períodos de sol ao longo do dia na região no Rio De Janeiro, litoral paulista e em todo o leste de Minas Gerais. Apesar disso, o céu permanece cheio de nebulosidade e ainda pode chover ao longo do dia, mas apenas de forma fraca a moderada. Em Vitória, os volumes de chuva também serão bem menos expressivos, mas o predomínio continua de tempo bastante encoberto. Na capital paulista, a expectativa é apenas para chuviscos. A diminuição na chuva também será sentida em outras áreas do Sudeste. Em praticamente todo o interior de São Paulo e em parte do Triângulo Mineiro, a tendência volta a ser de tempo firme.
Na sexta-feira (22), a previsão volta a ser de tempo firme em todo o estado de São Paulo, no litoral do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e extremo sul de Minas, que começam a ter elevação mais significativa nas temperaturas. Em Belo Horizonte e no noroeste mineiro, o sol aparece ainda mais em relação aos últimos dias, e só deve chover de forma rápida à tarde. Nas demais áreas da Região, inclusive no Espírito Santo e interior fluminense, ocorrem períodos de sol pela manhã, com chuva fraca a moderada a partir da tarde.
Mudanças no fim de semana
No sábado (23), o sol predomina em praticamente toda a Região Sudeste, e a tendência é de tempo firme na capital paulista, Baixada Santista, litoral norte e em praticamente todo o Rio de Janeiro. Em Vitória, a previsão é de chuva rápida pela manhã, mas com sol e elevação de temperaturas à tarde. Em todo o estado de Minas Gerais e no interior de São Paulo, pode chover de forma isolada no fim do dia devido a uma mudança na circulação dos ventos.
A partir do domingo (24), novas mudanças no tempo começam a ocorrer no Sudeste. Com o avanço de uma nova frente fria, o tempo volta a ficar instável e com chuva a qualquer hora em todo o estado de São Paulo.