São Sebastião inicia implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na rede de Atenção Básica à Saúde
Primeira USF a receber o sistema foi Canto do Mar; a previsão é de que 100% da Atenção Básica esteja com o PEC implantado até dezembro
A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e da Diretoria de Atenção Básica e Administrativa da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), deu início à implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em toda a rede de Atenção Básica à Saúde do município. Trata-se de um sistema de informatização do Sistema Único de Saúde (SUS) que fornece dados clínicos e administrativos sobre o fluxo de atendimento aos cidadãos.
O processo de implantação foi iniciado esta semana pela Unidade de Saúde da Família (USF) Canto do Mar. O local, escolhido para ser o piloto por conta das características físicas e outras facilidades, passou por treinamento ministrado pelo Governo do Estado. A metodologia está sendo replicada pela equipe treinada aos demais usuários do sistema.
Na unidade, o novo prontuário eletrônico está 100% em funcionamento, com a realização de eventuais ajustes. A previsão é de que todas as 24 USFs do município estejam com o sistema implantado até dezembro.
A base de dados criada com o PEC tende a unificar, futuramente, todos os prontuários em nível nacional, fazendo com que o acesso às informações dos pacientes possa ser realizado em qualquer Unidade de Atenção Básica do país. A unificação acontecerá mediante adesão dos municípios ao sistema.
Para o munícipe, as melhorias começam pela agilidade no sistema de agendamento e atendimento. O sistema possibilita a visualização imediata das informações de um usuário, mesmo quando atendido em uma unidade de saúde diferente da que está cadastrado. O histórico de comorbidades, medicamentos que utiliza, diagnósticos e tratamentos, entre outros, estará disponível ao profissional que o atender em toda a rede básica.
Posteriormente, também a Rede de Atenção Especializada poderá ser integrada à Atenção Básica, com auxílio de sistemas terceirizados.