CaraguatatubaCidades

CCZ e Sesep retiram quase 15 toneladas de lixo de antigo depósito de reciclagem no Perequê-Mirim

Uma ação conjunta entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizada nesta quinta-feira (2), retirou quase 15 toneladas de lixo que estavam em um terreno abandonado, no bairro Perequê-Mirim.

Para a retirada de todo o lixo, foram utilizados dois caminhões trucados e uma retroescavadeira.

No local funcionava um depósito de reciclagem e era considerado como ponto estratégico (local com acumulo material) pelo CCZ. Ele foi abandonado e pegou fogo a cerca de duas semanas.

O CCZ está auxiliando na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Ainda de acordo com o CCZ, o proprietário do imóvel já foi autuado por risco à saúde pública. O valor da multa ultrapassa os três mil reais.

Criadouros do mosquito Aedes aegypti

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pesquisas realizadas, em campo, indicam que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis (muito utilizados para armazenagem de água para uso doméstico em locais dotados de infraestrutura urbana precária), são os criadouros que mais produzem Aedes aegypti e, portanto, os mais perigosos.

Porém, a população não deve descuidar da atenção com pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros.

Aedes aegypti coloca seus ovos, preferencialmente, nas paredes de criadouros com água limpa e parada, bem próximo à superfície da água. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, onde o ovo pode permanecer grudado.

Denúncias: O CCZ recebe denúncias de locais com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Elas podem ser realizadas através do Canal 156 da Prefeitura de Caraguatatuba.

Após o registro no portal, com o número de protocolo em mãos, gerado no ato da solicitação, a pessoa entra em contato com o CCZ pelo (12) 3887-6888 para reforçar a situação.

Serviço – A unidade está localizada na Rua Ministro Dílson Funaro, 115 – Jardim Britânia e conta com dois canais de atendimento telefônico: (12) 3887-6085 / 3887-6888. O horário de funcionamento é das 9h às 14h.

Foto: Divulgação/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE