CaraguatatubaCidadesSaúde

Pediatra Zan Mustacch aponta que 3% população nascem com alguma deficiência por fatores ambientais e genéticos

O médico geneticista e pediatra, Zan Mustacch, responsável pelo Ambulatório de Genética do Hospital Infantil Darcy Vargas, Diretor Clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP) e presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em palestra online, encerrou a 9ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências na última sexta-feira (27), apontando que 3% população nascem com alguma deficiência devido a fatores ambientais e genéticos.

Durante a palestra ‘Genética e prevenção às deficiências, o médico explicou, ainda, que gestantes têm 15% de chance de sofrer um aborto espontâneo em algum momento da gestação.

“Durante a gestação, vários fatores poderão determinar algum modelo de comprometimento ao feto. Um deles é tomar remédios sem orientação médica. Outra dica importante é não se submeter a nenhum exame de raio-X durante a gravidez, pois a radiação ionizante pode afetar mãe e o feto. Caso haja necessidade, que seja usada proteção em todas as partes do corpo que não precisam se submeter ao raio-X principalmente durante a gravidez”, ressaltou.

No decorrer de toda as fases da vida, o geneticista recomendou que crianças e adultos, ao passarem por exames de raio-X, devem estar sempre com proteção antirradiação nas demais partes do corpo que não necessitem do exame.

Outra causa de nascimento de pessoas com deficiência são os casamentos consanguíneos, ou seja, entre parentes.

“A consanguinidade no nosso país, com certeza pode ser causa de deficiências. Em cidades pequenas é muito comum matrimônio entre familiares. Esse fator pode causar de 9% a 10% de problemas genéticos no primeiro filho do casal. No segundo, esse número aumenta para 25%” e isso preocupa muito”, disse.

Alimentação inadequada durante a vida, principalmente durante a gestação, infecções severas por sífilis, rubéola, entre outras, uso de produtos tóxicos também são causas importantes para alterações genéticas como cegueira, surdez, microcefalia, problemas no coração, etc.

“Fundamental uma boa alimentação, um ambiente adequado, o prazer de viver para o bom crescimento e desenvolvimento em todas as fases da vida. Uma dica importante é que homens e mulheres façam suplementação de ácido fólico antes de decidirem ter filhos”, disse o pediatra.

Exames Preventivos

É altamente aconselhável, principalmente aos que planejam ter filhos, realizar exames para detectar doenças infecciosas venéreas e avaliar o nível de saúde do aparelho reprodutor dos pais.

Exame Qualitativo de Saúde Conjugal. É altamente aconselhável, principalmente aos que planejam ter filhos, realizar exames para detectar doenças infecciosas venéreas e avaliar o nível de saúde do aparelho reprodutor dos pais. Os exames após o casamento devem ser repetidos de acordo com a necessidade do casal, mas pode ser feito a cada seis meses para exames de sorologias e anual para exames como papanicolau, ultrassonografias, próstata.

Exames para os Homens: Espermograma, em todas as idades, exame da próstata, acima dos 40 anos. Exames para as Mulheres: Papanicolau, colposcopia oncótica, colpocitologia, ultrassonografia transvaginal e mamografia. Exames para o Casal: hemograma completo (glicemia, anemia, colesterol, hepatites, triglicérides, tipo sanguíneo, fator Rh, hormônios), exame anti-HIV, anti-HPV, Sífilis, exame de fezes e urina.

A 9ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências de Caraguatatuba foi realizada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), entre os dias 23 e 27 de agosto, com palestras online.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE