Prefeitura de São Sebastião debate alinhamento das políticas públicas no atendimento à mulher vítima de violência doméstica na Casa PodeRosa
Casa auxilia as sebastianenses em assistência social, orientação jurídica, psicologia, e informações da saúde da mulher
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) – Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – realizaram nesta segunda-feira (30), reunião na Casa PodeRosa, cujo objetivo foi o alinhamento das políticas públicas no atendimento à mulher vítima de violência doméstica.
Participaram do encontro, o secretário da SEDES, Francisco das Chagas Almeida, chefe de secretaria, Valéria Costa, além de coordenadores, psicólogas e assistentes sociais, juntamente com o presidente da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), Carlos Eduardo Antunes Craveiro.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, a Casa PodeRosa oferta atendimento de assistência social, orientação jurídica, psicologia, e orientação da saúde da mulher. As ações são feitas por equipe multidisciplinar e intersecretarias.
Ainda segundo a SEDES, a Casa PodeRosa segue os mesmos moldes do programa estadual Casa da Mulher, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, no último dia (23).
A reunião seguiu todos os protocolos sanitários de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Casa PodeRosa
São Sebastião possui um espaço dedicado especificamente a mulheres vítimas de violência doméstica, ou em situação de vulnerabilidade social: a Casa PodeRosa, ligada ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).
Entre os principais serviços prestados estão assistência social, psicologia, saúde, jurídica, entre outros.
Serviços Complementares
Patrulha Maria da Penha – acompanhamento de vítimas de agressão e violência doméstica realizado por equipe treinada da GCM. Os contatos são feitos por telefone e por meio de visitas às vítimas em horários diversos.
Botão do pânico – outra ferramenta oferecida pelo governo municipal é o Botão do Pânico, presente no aplicativo (App) Assistência Social São Sebastião SP. Mulheres com medidas protetivas são orientadas a baixar o aplicativo e acionar o botão caso precisem de socorro.
O sinal é transmitido ao Centro de Operações Integradas (COI) que envia imediatamente uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) para o atendimento da ocorrência.
As ações da Casa PodeRosa são realizadas em parceria com a Coordenadoria da Mulher, Fundo Social, Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Secretaria de Saúde (SESAU), Segurança Urbana (SEGUR), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e 136ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Sebastião.
Serviço
Casa PodeRosa fica na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 990, Vila Amélia. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo número (12) 3893-1866.
Todos os atendimentos seguem os protocolos sanitários de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), uso obrigatório de máscara, distanciamento social e utilização de álcool em gel 70%.
Fotos: Divulgação