Inclusão no esporte: atleta paralímpico participa de competição de atletismo convencional
A superação e dedicação são evidenciadas no dia-a-dia de cada pessoa, principalmente na de Álvaro Alencar Trindade Sobrinho. O atleta paralímpico de Caraguatatuba, que tem paralisia cerebral, participou no final de semana do 53º Campeonato Paulista de Atletismo Master.
Mas o que isso tem de especial? O competidor foi o único atleta paralímpico de toda a competição, participando das provas sem adaptação à sua deficiência. Mesmo assim, Álvaro Alencar, com dedicação, superação, foco e vontade conquistou para Caraguatatuba duas medalhas de prata.
O atleta ficou em 2º lugar nas provas de revezamento 4×100 e lançamento de dardo de 35 até 39 anos.
“A competição foi maravilhosa para mim. Consegui competir de igual para igual sem adaptação. Foi muito emocionante escutar as pessoas me apoiando e me aplaudindo”, disse Álvaro Alencar.
“Agradeço todo o apoio da equipe da Secretaria de Esportes que me apoiam e me preparam. Tenho aqui pessoas maravilhosas que me ajudam diariamente e me sinto feliz com todo o resultado”, complementa.
De acordo com o treinador Rodrigo Brandt, Álvaro Alencar treina atletismo desde 2015, em diversas modalidades, como corridas de 100 e 200 metros, provas de campo, arremesso de peso e dardos.
O atleta já representou Caraguatatuba em diversas competições, desde jogos regionais, jogos abertos e em etapas paulistas e circuitos regionais organizados pela Caixa, sempre subindo ao pódio.
O secretário de Esportes e Recreação, Edvaldo Ormindo, salienta a importância da inclusão no esporte e o foco do atleta.
“É o primeiro fruto de um trabalho que visa buscar a inclusão pelo esporte, adequando às condições para que mais pessoas com deficiência possam usufruir dos benefícios nao só do esporte adaptado (aos atletas), mas também de qualquer atividade física”, disse.
Foto: Divulgação