Festival de Documentários de Ilhabela define programação
O arquipélago recebe entre os dias 10 e 12 de setembro o “Citronela Doc – Festival de Documentários de Ilhabela”, um festival com documentários brasileiros contemporâneos. O evento tem o apoio da Prefeitura de Ilhabela.
Serão exibidos documentários brasileiros contemporâneos, todos elogiados e premiados, além de ciclo de debates com participação de cineastas e convidados.
O evento é totalmente gratuito e será realizado de forma híbrida, sendo um marco ao ser um dos primeiros presenciais após o início da pandemia da Covid-19.
A programação presencial acontece ao ar livre e com distanciamento no Esporte Clube Ilhabela. Já o acesso online se dá através da através da plataforma digital de streaming Todesplay.
Nesta primeira edição, são exibidos 20 títulos, nove longas e 11 curtas-metragens, lançados entre 2019 e 2020. São obras que não puderam ir a cartaz em função da pandemia da Covid-19. As produções foram selecionadas por um conselho curador independente e diverso, formado por respeitados profissionais da área: Francisco Cesar Filho é consultor do festival e também assina a curadoria ao lado de Márcia Vaz, Carol Misorelli e Márcio Miranda Perez.
Os documentários serão exibidos na sexta e sábado (10 e 11/9), das 15h às 0h, e no domingo (12/9) das 10h às 23h.
Durante o evento são realizadas seis mesas de debate sobre temas contemporâneos relacionados aos filmes em exibição, com transmissão ao vivo.
O Festival Citronela Doc está sendo viabilizado com apoio do Proac LAB, Cultura em Casa e Amigos da Arte, realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Prefeitura de Ilhabela.
Imagem: Arte/Divulgação