Prefeitura de Caraguatatuba retira lixeiras instaladas de forma irregular às margens do Rio Guaxinduba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Urbanismo e Serviços Públicos, retirou nesta quinta-feira (12) várias lixeiras coletivas de materia e plástico, instaladas em um trecho da margem da rio Guaxinduba, na altura do bairro Cidade Jardim.
Desde 2018, a secretaria de Urbanismo havia notificado os moradores da Alameda das Cerejeiras e Rua Sabiá Laranjeira sobre a necessidade de ter lixeiras individuais devido ao risco de poluição do rio. “Foram vários avisos porque o lixo produz chorume e ele pode ser levado direto para o rio”, explicou o secretário da pasta Wilber Cardozo.
O chorume é o líquido proveniente da matéria orgânica (lixo) em decomposição, principalmente em aterros sanitários. É um resíduo escuro, viscoso e fétido e que também atrai vetores de doenças, como moscas e roedores.
De acordo com os fiscais que acompanharam a ação no Cidade Jardim, foram constatados diversos lançamentos de lixo, entulho e outros materiais como entulho e colchões na beira do rio que podem contribuir para o seu assoreamento. Esse material será retirado durante a Operação Bota Fora que será realizada pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos.
Foto: Divulgação/PMC