Professores Alfabetizadores da Secretaria de Educação celebram no Mirante do Camaroeiro mais um ano de superação
Mesmo com os improvisos decorrentes da adaptação emergencial diante de uma pandemia que afastou inesperadamente alunos de todas as idades das salas de aula, a situação atual do ensino tem muito a mostrar a todos os envolvidos na educação.
Demonstração de superação, a aproximação entre pais, estudantes e professores, o uso contínuo da tecnologia: com as aulas remotas, tem surgido uma série de aprendizados que devem se mostrar essenciais para o futuro da área no mundo que surgirá pós-pandemia.
Superações essas, que foram vivenciadas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, e que para celebrar mais um ano repleto de desafios, realizaram um encontro na manhã desta segunda-feira, (30/11), no Mirante do Camaroeiro, ponto turístico da cidade.
Mais de 35 professores do 1º ano da rede municipal estiveram presentes, profissionais, que participaram ativamente no processo de alfabetização de seus educandos.
A secretária de educação, Márcia Paiva, esteve presente para homenagear esses profissionais, que em um momento tão difícil seguiram firmes no propósito de alfabetizar.
“Chegamos ao final de uma etapa! Não poderia deixar de enaltecer todo o envolvimento e compromisso desenvolvido neste ano tão atípico e cheio de incertezas, superações, empenho e dedicação. Minha eterna gratidão pelo trabalho, pois quem ganha com tudo isso são as nossas crianças e cada profissional que está na busca do melhor para a sua turma”, relatou Márcia.
Todas as aulas, realizadas pelas unidades de ensino do município, ocorreram de forma online. Rotinas tiveram que ser readequadas a realidade tanto dos professores quanto a de seus alunos e familiares.
A professora Janaína Morgado, da EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, localizado no bairro Casa Branca, explicou um pouco a respeito dos muitos desafios que enfrentou neste ano de 2020.
“As crianças em período de alfabetização não têm a mesma autonomia de uma criança alfabetizada e necessita mais da presença do professor e da família para desenvolver suas competências. Com isso, houve uma grande carga de responsabilidade para esses professores que, fizeram a busca ativa dos alunos chamando a família para partilhar dessa responsabilidade atendendo-as em diferentes horários por meio de vídeos chamadas, constantemente,” conclui Janaína.
Ao final do encontro, os profissionais receberam um simbólico certificado como forma de agradecimento.