Centro de Reabilitação de Boiçucanga implanta ferramenta para tratamento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro de Reabilitação de Boiçucanga, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e à Fundação de Saúde Pública (FSPSS), está implantando uma nova ferramenta para aperfeiçoar a assistência aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se do Projeto Terapêutico Singular (PTS), que foca na abordagem centrada na pessoa.
Esta semana, 40 crianças e adolescentes com suspeita ou diagnóstico fechado de TEA estão passando por avaliação feita pela equipe multiprofissional do Centro de Reabilitação, com participação de uma médica clínica geral. Nessas avaliações, são usadas escalas para rastreio de sintomas de TEA e identificadas as necessidades de cada indivíduo, para então a equipe do Centro de Reabilitação, juntamente com a família da criança, definir as metas e ações necessárias ao tratamento.
A equipe multiprofissional que está participando do PTS é composta por psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, enfermeiro e assistente social. A intervenção de cada área será focada nos objetivos propostos no PTS, cabendo ao profissional identificar qual o melhor recurso ou abordagem terapêutica que o auxiliará nesse processo.
Periodicamente, a equipe irá reavaliar os casos individualmente, possibilitando identificar as áreas e repertórios desenvolvidos e adaptar ou replanejar o tratamento, considerando não apenas as reavaliações do paciente pela equipe, mas também as necessidades e melhorias trazidas pelos familiares e cuidadores.
O tratamento por meio do Projeto Terapêutico Singular (PTS) está em consonância com as diretrizes mundiais de saúde, nas quais o paciente deve ser atendido em sua singularidade e subjetividade. Será realizado por meio de seguimento interprofissional, sempre tendo como princípio norteador o cuidado e integralidade da atenção.
SERVIÇO
O Centro de Reabilitação – Unidade Boiçucanga – fica na Avenida Walkir Vergani, n.º 878, em Boiçucanga. O telefone é (12) 3865-8061.