Hospital de Clínicas da Costa Sul de São Sebastião realiza mais de 54 mil atendimentos em 6 meses
Da inauguração em novembro de 2020 até o final de maio, o Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS) realizou 54.241 atendimentos, sendo 34.551 para vítimas de traumas e 19.690 para pacientes com síndrome respiratória aguda grave, entre eles, positivados para Covid-19.
O local conta com equipe médica 24 horas por dia para atendimento de urgência e emergência. Atualmente, há 25 médicos com escala fixa e um emergencista 24 horas. Ao chegar no Hospital, seja na Unidade de Trauma ou Respiratória, o paciente passa pelo serviço de acolhimento com classificação de risco, com priorização de atendimento para os casos mais graves.
Esta semana, a Sala de Emergência ganhará um novo recurso: aparelho de Ultrassom de última geração, que auxiliará o emergencista nos casos agudos e graves que necessitem de intervenções rápidas, principalmente em pacientes vítimas de trauma.
Também está sendo implantado um Laboratório de Análises Clínicas na unidade hospitalar, que trará redução no número de recoleta e diminuição do tempo de espera para resultados, principalmente de pacientes em observação e com quadro instável, assim como rapidez em avaliar e analisar o tratamento realizado.
Sobre o HCSS-CS
O Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul – é referência no Litoral Norte. A unidade conta com 10 leitos para atendimento de síndrome respiratória aguda grave ou Covid-19; 12 leitos para trauma e 3 para Sala de Urgência e Emergência. Possui, ainda, três consultórios odontológicos, sala de Raio-X, centro cirúrgico e unidades de pronto atendimento adulto e infantil.
No local também funciona o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), Unidade de Reabilitação – Costa Sul, base do SAMU e base da Guarda Civil Municipal (GCM).
O complexo hospitalar do HCSS-CS possui quatro elevadores; gerador próprio, em caso de falta de energia não afetará a funcionalidade; heliponto – atendimentos de emergência; e sistema de energia fotovoltaica (energia solar), visando sustentabilidade e economia.
O oxigênio é distribuído aos pacientes por meio de régua de gases, sistema que permite agregar próximo ao leito os gases, tomadas, ponto de chamada da enfermagem e outras funcionalidades necessárias para a realização dos procedimentos vitais e devido tratamento do internado.
Dispõe, ainda, de cozinha, almoxarifado, lavanderia e estacionamento para 26 veículos, numa área construída de mais de cinco mil metros quadrados.
O HCSS-CS localiza-se na Avenida Walkir Vergani, 878, em Boiçucanga.