Ilhabela confirma Semana Internacional de Vela com protocolos de segurança contra Covid-19
A 48ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela está confirmada para o período 24 a 31 de julho de 2021, no Yacht Club de Ilhabela (YCI).
O grande encontro da modalidade terá as principais classes de vela oceânica como a ORC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, C30 e HPE25. O evento também terá regatas virtuais como no ano passado.
Informações como início das inscrições e Aviso de Regata serão passadas nos próximos dias pelos canais oficiais da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
As provas organizadas pelo YCI, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, atenderão a todos os protocolos de segurança oficiais relacionados à Covid-19. Uma das novidades para 2021 é a exigência de teste de PCR com 72 horas de antecedência para o credenciamento.
”Não medimos esforços para realizar a 48ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Vamos içar as velas com responsabilidade redobrada e trabalhar juntos para garantir a segurança de atletas, organizadores e principalmente dos moradores de Ilhabela”, disse Alex Costa Pereira, comodoro do Yacht Club de Ilhabela.
Antes do evento, de 16 a 18 de julho e com organização da Prefeitura ocorre a Semana de Monotipos, que conta com barcos de classes olímpicas, pan-americanas e da vela jovem.
“A realização deste evento é de suma importância para a nossa cidade, assim como a Semana de Monotipos, que por diversas vezes consagrou diversos campeões nacionais e mundiais, sempre fomentando a náutica em nossa região e município. Estamos confiantes de que realizaremos uma ótima Semana da Vela e de Monotipos” disse Toninho Colucci, Prefeito de Ilhabela.
Expectativas
A competição volta a ser disputada no Canal de São Sebastião depois de dois anos. Na temporada passada ocorreu a edição virtual com o aplicativo Virtual Regatta e o Talks, série de palestras online sobre o mundo do mar.
Já a última regata presencial foi realizada em 2019 com mais de 120 veleiros de todo o País e nações vizinhas.
”É com muita alegria que confirmamos a Semana Internacional de Vela de Ilhabela de maneira presencial. Vamos seguir com a vela virtual, que foi um sucesso em 2020 e atrai gente de todas as idades. Certamente teremos boas regatas no Canal de São Sebastião, pois todos estão com muita vontade de velejar”, disse diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, Mauro Dottori Já Harry Finger, secretário de Esportes de Ilhabela, comemorou o retorno das regatas presenciais. “Ilhabela é a capital nacional da Vela. A 48° edição vai trazer importantes velejadores para a Ilha, inclusive equipes
de fora do país. Vamos ter todos os protocolos de saúde, com testagens
de velejadores e familiares. No Aviso de Regata terá como regra teste Covid-19 para entrar na Ilha”.
Quem também comentou foi Lars Grael, medalhista olímpico e campeão mundial. ”É o mais importante evento da vela nacional, sem dúvida não pela tradição apenas na 48ª edição, mas é uma semana de vela que tornou-se internacional. Teve a marca Rolex e patrocinadores de peso, então conquistar esse título passou a ser motivo de orgulho. Competição que coloca a vela no principal balneário do litoral brasileiro, na belíssima Ilhabela, no canal de São Sebastião promovido pela prefeitura, pelo Yacht Club de Ilhabela, com o apoio marcante da Marinha do Brasil.
Tem também participação de barcos e velejadores internacionais, medalhistas olímpicos, e campeões mundiais, então é um evento que todos têm como referência, todo mês de julho a Semana de Vela em Ilhabela me dá uma vontade imensa de estar lá”, destaca.