Caraguatatuba promove palestras sobre Transtorno do Espectro do Autismo
Mais empatia e respeito. Duas palestras com tema ‘Informação Gera Empatia, Empatia Gera Respeito’ foram realizadas na manhã de sexta-feira (11), sede da Secretaria de Educação, em Caraguatatuba.
O evento ‘Te amo, Te apoio, Te ajudo’ reuniu secretários municipais, diretores, coordenadores, equipes e funcionários que atuam na linha de frente do tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no município.
“É importante esse trabalho entre ‘intersecretarias’ para oferecermos o melhor para a família e para a pessoa com TEA. O prefeito Mateus tem projetos para os autistas em médio prazo e vamos oferecer o que for possível para esse público que temos um carinho especial”, disse o secretário de Saúde, Dr. Raphael Ghetti.
“As palestras são fundamentais para obtermos mais informações. É preciso mais conscientização, nos fortalecermos como rede de apoio. O tratamento do TEA avançou bastante, mas com ele também os desafios. São quase 1,6 mil pessoas diagnosticadas em Caraguatatuba e precisamos ter entendimento para agirmos com qualidade nas ações terapêuticas”, destacou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba.
A presidente do Fundo Social de Caraguatatuba, Dra. Talita Carneiro, também marcou presença no evento. “O trabalho em conjunto é fundamental no tratamento do TEA porque permite que os profissionais compartilhem conhecimentos, habilidades e experiências. Assim, conseguimos oferecer um suporte para a pessoa com TEA e também toda a sua família”.
A secretária-adjunta de Saúde, Luciana Fadel Locatelli Lobato e a secretária-adjunta de Educação, Rosimeire Simões estiverem presentes.
No começo do mês, Caraguatatuba realizou o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e o governo municipal segue com ações durante o mês de conscientização sobre o TEA em toda a cidade.
Foto: Luís Gava/PMC