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Prorrogação de convênio entre governo estadual e federal impulsiona crescimento do Porto de São Sebastião e fortalece a logística paulista

Renovação do convênio entre o Governo Federal e o Estado de São Paulo garante a operação do Porto até 2057, em um momento de recorde histórico na movimentação de cargas em 2024 e com investimentos robustos em infraestrutura
 

Em uma cerimônia realizada em Santos, nesta quinta-feira (27), o Governo Federal e o Governo do Estado de São Paulo assinaram a prorrogação da delegação do Porto de São Sebastião, estendendo sua operação até 2057. A renovação do convênio reafirma o papel estratégico do Porto no desenvolvimento econômico e na ampliação da infraestrutura logística da região. 

A solenidade contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; entre outras autoridades. 

Vai Atualmente, o Porto possui uma configuração natural que o categoriza como a 3ª melhor região portuária do mundo. Isso se deve à profundidade natural do canal de navegação, que facilita a circulação de navios de grande porte. É um diferencial para os operadores de carga, que podem potencializar os embarques de seus produtos. 

Localizado no litoral norte paulista e administrado pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), empresa vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), o Porto de São Sebastião também se destaca pelo seu constante compromisso com a modernização e expansão. 

Recentemente, foram entregues novos armazéns, e o processo de arrendamento de um novo terminal está em andamento, com um investimento estimado de R$ 660 milhões. Esse novo terminal contará com dois berços de atracação para navios, além de melhorias no acesso e infraestrutura de apoio, como a construção de um pátio de caminhões, que permitirá uma circulação mais ágil de veículos.
 

Recorde histórico  
 

Em 2024, registrou um aumento de 48% no volume de carga movimentada sobre o ano anterior, alcançando a marca histórica de 1,5 milhão de toneladas. Entre as principais cargas transportadas no ano passado estão o açúcar, com 498,5 mil toneladas; seguido de barrilha, matéria-prima essencial na produção de vidros e embalagens, com 411,4 mil toneladas; o coque de petróleo, com 234,3 mil toneladas; e malte e cevada, com 167 mil toneladas, que abastecem mercados europeus e impulsionam a economia local.

“A prorrogação da delegação do Porto de São Sebastião é uma vitória para o setor logístico e para o Estado de São Paulo. Ela proporciona segurança jurídica, o que fortalece a atração de investimentos privados e permite a continuidade de projetos que terão impacto positivo a longo prazo. Com essa estabilidade, conseguimos oferecer ao mercado uma gestão sólida e de confiança”, destaca Ernesto Sampaio, diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS). 

“A constante inovação e os investimentos que temos realizados não apenas aumentam a capacidade operacional do Porto, mas também reforçam a nossa estratégia de contribuir de forma sustentável para a economia regional e para a evolução da logística portuária no Brasil. O Porto de São Sebastião está preparado para os desafios e oportunidades que virão com essa nova fase”, complementa Denis Gerage, subsecretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo. 

Outros marcos importantes para o Porto de São Sebastião no ano passado incluem a retomada das exportações de café, em setembro, após 60 anos de interrupção, e a conquista do 7º Prêmio Antaq, em novembro, na categoria Desenvolvimento Ambiental, em reconhecimento ao trabalho contínuo em sustentabilidade, eficiência energética e gestão de resíduos.

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