Massaguaçu, em Caraguatatuba, vive dias especiais com a chegada de um bom swell
Localizada na região Norte de Caraguatatuba, a Praia do Massaguaçu é um dos pontos preferidos dos surfistas da cidade para a prática do esporte. Além de ser de tombo, a areia abaixo da linha d’água é marcada por imperfeições provocadas pelas ondas e a correnteza das marés, condição que impossibilita a formação de ondulações perfeitas e tubulares.
Com a chegada do swell (ondas formadas em tempestades distantes que percorrem longas distâncias até chegar numa praia), o Massaguaçu teve seus dias de tubo no início de novembro, e esse momento foi eternizado pelas lentes do fotógrafo Filipi Del Valle. “O Massaguaçu é uma praia de ondas fortes, mas essa condição boa para o surf é bem difícil de rolar. O fundo não é adequado”, explica Del Valle.
Surfista e bodysurfer (surfista de peito), o fotógrafo é apaixonado pela praia desde pequeno. “Eu vivo no mar desde criança. Minha especialização na fotografia aquática veio dessa intimidade com as ondas potentes desse shorebreak (quebra coco/ondas que quebram na beira da praia) onde eu cresci. Aqui foi minha escola da vida real”, reconheceu Del Valle.
A Praia do Massaguaçu (“grande massa d’água”, em Tupi-guarani) é uma praia de tombo, areia grossa e com ondas fortes, boas para a prática do surf. O local também recebe torneios de pesca estaduais e nacionais. Mais detalhes sobre o potencial da praia para o surfe podem ser conferidos no link https://www.instagram.com/filipidelvalle?igsh=bHMyNmVqcTNvamEy.
Foto: Filipi Del Valle