São SebastiãoÚltimas Notícias

Estudantes visitam o Porto de São Sebastião para aprender sobre a infraestrutura portuária e educação ambiental 

Desde o ano passado, 460 alunos já participaram da iniciativa, que abre a área das docas para o aprendizado sobre a operação portuária e os cuidados com o meio ambiente. 

Na manhã da última quarta-feira (22), estudantes de administração da Escola Técnica Estadual (Etec) de São Sebastião visitaram o Porto de São Sebastião. A iniciativa abre a área portuária para que jovens conheçam tanto a infraestrutura do local quanto as ações de cuidado com a natureza, especialmente com a fauna e a flora marítimas.
 

Na ocasião, os alunos participaram de uma roda de conversa no auditório da Companhia para conhecer a parte teórica e histórica presente nas dependências do Porto e os programas de Gestão ambiental realizados. Na sequência, o grupo visitou a área operacional.
 

A ação integra o Programa Visite o Porto e o PEA – Programa de Educação Ambiental, promovidos pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), empresa pública vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil). Nesta quarta, a visita foi dos alunos de administração do ensino médio integrado ao técnico da Etec da cidade, administrada pelo Centro Paula Souza. Os jovens têm entre 16 e 18 anos.

“É muito gratificante receber os estudantes aqui no Porto e poder explicar um pouco sobre a logística portuária e, principalmente, divulgar os nossos planos de Gestão Ambiental. Com essa iniciativa, podemos estimular o interesse dos jovens em carreiras na área logística e salientar a importância do cuidado com meio ambiente.”, avalia o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio.

O programa tem como objetivo potencializar a integração da Companhia com a comunidade local, apresentando a operação portuária, assim como também estimular o aprendizado e conscientização ambiental. Desde o início de 2023, o porto recebeu 17 visitas de escolas, totalizando a participação de 460 alunos.

A programação faz parte das atividades de contextualização profissional previstas na grade da articulação dos Ensinos Médio, Técnico e Superior (AMS), modalidade que agrega em cinco anos de estudo os três níveis de educação, com três anos na Etec e outros dois na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de São Sebastião.
 

“A visita técnica realizada ao Porto de São Sebastião oferece aos nossos alunos uma oportunidade única de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tanto no que diz respeito à operação portuária quanto à preservação ambiental. Atividades como essa são essenciais para fortalecer a integração entre a escola e o mercado de trabalho, preparando nossos jovens para os desafios profissionais e despertando neles uma consciência ambiental crítica.”, destaca o diretor da ETEC de São Sebastião, Prof. Douglas Martins de Souza.

Interessados em visitar o Porto de São Sebastião podem se inscrever pelo link: Link

Sobre o Porto 
 

Administrado pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), empresa vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o Porto de São Sebastião é uma delegação federal ao Governo do Estado de São Paulo, sendo, portanto, um porto público. Sua configuração natural o coloca como a terceira melhor região portuária do mundo.
 

No primeiro semestre de 2024, a movimentação de cargas no Porto bateu recorde histórico. Ao todo, foram movimentadas 760 mil toneladas, 57% mais que no mesmo período de 2023.

Os produtos movimentados são: barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, açúcar, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas gerais, para importação. Veículos, peças, máquinas e equipamentos, vitualhas, coque, produtos siderúrgicos e cargas gerais, para exportação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE