Ciclone extratropical se afasta, mas deixa mar agitado e ressaca nesta segunda-feira
O ciclone extratropical que se organizou no fim de semana entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai já está totalmente sobre o mar e no decorrer desta segunda-feira vai se afastando da América do Sul. Os ventos diminuem nesta segunda-feira. A ventania sobre o mar provocada pelo ciclone causou agitação marítima e elevou as ondas no final de semana em todo litoral sudeste e sul do país.
Praias podem ter ressaca nos próximos dias
Na animação de imagens das nuvens captadas pelo satélite GOES 16, a nebulosidade do ciclone extratropical pode ser vista como bandas de nuvens enroladas, formando um caracol sobre o mar, entre o litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul. A frente fria associada a este ciclone avança sobre a Região Sudeste, com muitas nuvens, mas pouca chuva.
Mar agitado
No litoral do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro, o mar fica agitado no decorrer desta segunda-feira (24), e as ondas vão crescendo, chegando a marcas entre 1,5 e 2,0 metros até a noite. Na madrugada e manhã do dia 25 de maio, terça-feira, o mar continua agitado e há risco ressaca nas praias de São Paulo e do Rio de Janeiro, com ondas de até 2,5 m.
As grandes ondas vão se afastando da costa do Sul e do Sudeste no decorrer da quarta-feira, 26 de maio, e o risco de alguma ressaca já é baixo.
Foto: Reprodução/Climatempo