Exposição “Tempo Teimo” é realizada na Casa de Cultura de São Sebastião
A exposição individual da artista visual Noemi Martinelle aborda a maternidade e reflexões sobre o tempo e estará aberta à visitação de 10 de maio a 23 de junho gratuitamente na Casa de Cultura. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo.
A partir do dia 10 de maio, a Casa de Cultura de São Sebastião recebe a exposição “Tempo Teimo”, um conjunto de obras que é a expressão artística de vivências, inquietudes e buscas da artista visual Noemi Martinelle. São obras de diferentes linguagens criadas durante a gestação, puerpério e até o primeiro ano de sua filha.
A relação com o próprio corpo, o coletivo necessário para trazer uma vida ao mundo, a amamentação e as tristezas e indignações que acompanham a maternidade são alguns dos temas apresentados pelas obras. “Todas as obras surgem pela maternidade e como um protesto sobre como a sociedade trata a maternidade e as mães”, conta Noemi.
O processo de criação durou cerca de um ano e esteve envolto em reflexões e vivências sobre o fazer criativo da artista, o fazer criador da mãe, o tempo necessário para cuidar de uma vida, o tempo necessário para criar uma obra artística e a teimosia de insistir para ser quem se é. A artista relata que “a experiência com a maternidade mudou minha relação com a arte e com o tempo, fez eu perceber que eu precisava ser teimosa, insistir em criar um tempo para criar”.