Agentes da Defesa Civil e da Polícia Municipal recebem certificado da Marinha do Brasil para condução de embarcações públicas
Agentes da Defesa Civil e da Polícia Municipal, da Secretaria da Segurança Urbana (SEGUR), receberam, nesta sexta-feira (5), o certificado de participação no Curso Especial para Tripulação de Embarcações do Estado no Serviço Público (ETSP), ministrado pela Marinha do Brasil, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião.
Também foram agraciados agentes da Guarda Portuária, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Receita Federal e do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar). O vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, também esteve presente e acompanhou a cerimônia.
Por uma semana, os agentes públicos tiveram aulas teóricas e práticas como forma de capacitação para tripular ou conduzir pequenas embarcações de até seis metros de comprimento, empregadas na navegação pública.
Após a entrega dos certificados, Gustavo Mantovani, engenheiro na Defesa Civil, e Carolina Dias, soldado do GBMar, foram agraciados com presentes entregues pelo delegado da Capitania dos Porto de São Sebastião, capitão de fragata André Luis Abreu Castelo Soares, e pelo vice-prefeito Reinaldinho, por terem sido os ‘alunos nota 10’ do curso.
Para Mantovani, que nunca havia pilotado uma embarcação, o curso foi de fundamental importância. “Estudei bastante nas aulas e fiz uma boa revisão antes da aplicação da prova”, contou.
A soldado Carolina também destacou a aplicação no conteúdo e a qualificação dos professores. “Também foi minha primeira vez na condução de uma embarcação e o conhecimento adquirido foi muito importante”.
Para o comandante Castelo Soares, a realização do curso foi um sucesso e muito importante porque ele vinha sendo requisitado há cerca de dois anos. “Lembrando que temos uma jurisdição de 45 municípios entre o Litoral Norte, Vale do Paraíba e região bragantina”.
Já o vice-prefeito Reinaldinho ressaltou a importância da parceria com a Marinha do Brasil para o uso do transporte aquaviário. Segundo ele, “temos sempre que prezar quem vamos salvar, mas também pela segurança dos nossos profissionais que estão na água e para outras agências que precisam se especializar na parte marítima. Agradeço ao comandante Castelo por ter proporcionado esse curso para nossas equipes tanto pela efetividade no serviço como também na segurança no mar”.
Durante a formação, os participantes tiveram aulas práticas a bordo de embarcações, bem como houve abordagem de temas como nomenclatura das embarcações, legislação sobre tráfego aquaviário, manobras com embarcações, segurança na navegação e sobrevivência, comunicação, noções sobre estabilidade de embarcações, navegação e meteorologia, noções sobre motores propulsores, primeiros socorros e noções de combate a incêndio em embarcações.
Foto: Divulgação/PMC