Pela primeira vez Sessão Ordinária da Câmara Jovem de Caraguatatuba é presidida em Libras
Um dia histórico. Assim pode ser considerada a 6ª Sessão Ordinária da Câmara Jovem de Caraguatatuba, realizada no dia 16 de outubro, e pela primeira vez conduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Quem presidiu a sessão, pela primeira vez, foi o jovem Paulo Edward, aluno da Escola Municipal Ricardo Luques Samarco Serra e deficiente auditivo. Ele, que é vice-presidente da Mesa Diretora, substituiu a aluna Naara Correa Lopes, presidente da Câmara Jovem, que precisou se ausentar.
Durante a sessão, foram apreciadas três indicações e três moções de congratulações (confira os resumos dos projetos abaixo).
O jovem vereador Paulo Edward destacou a importância da sessão presidida por ele. “Estou muito feliz em poder presidir esta sessão e mostrar que nós, surdos, podemos atuar em todos os segmentos de nossa sociedade”, frisou.
Para o presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar, um momento de muita alegria e de inovação na Câmara Municipal. “Um dia muito especial para todos nós por sabermos que estamos dando oportunidade da inclusão com uma sessão feita totalmente em Libras e presidida pelo nosso querido Paulo. Mais uma forma de mostrarmos o quão importante é o nosso projeto Câmara Jovem para a cidadania e a democracia”, disse Tato Aguilar.
Confira a relação das proposituras discutidas durante a 6ª Sessão Ordinária
A indicação nº 04/23 da jovem vereadora Naara Correa Lopes, que requer a implantação de lombadas e melhorias da sinalização vertical e horizontal nas vias públicas que circundam a escola EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz, na Martim de Sá.
Já a jovem vereadora Nathália Cruz de Oliveira trouxe ao plenário a indicação nº 05/23, que indica a reserva de estacionamento para embarque e desembarque de transporte público, em dias de reuniões da Câmara Jovem. “Esta reserva ajudaria os motoristas na economia de tempo e gasolina, já que os mesmos, ao não encontrarem vaga, ficam rodando até a chegada do horário de encerramento; o que pode ocasionar também, atraso do transporte”, ressaltou a segunda secretária. A indicação foi aprovada por todos.
De autoria da jovem vereadora suplente, Thaís Oliveira Braga, a indicação nº 06/23 visa a manutenção da Rua Yoshizo Shibata, no bairro Perequê Mirim, por conta dos buracos que ocasionam acidentes com ciclistas e pessoas que passam pelo local, além de impossibilitar quem usa cadeira de rodas, também foi aprovada por unanimidade pelos jovens parlamentares. Em sua justificativa, a primeira secretária da Mesa Diretora, Laura Bevilaqua Nascimento Santos explicou: “Esse tipo de acessibilidade é essencial para todos que circulam pela via, além da importância de sua manutenção para manter a estabilidade dos veículos que trafegam pelo local”.
O jovem vereador titular Kauan Gabriel Albrecht Menezes Lopes trouxe uma moção de congratulação e aplausos para com a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba. “Todos os agentes da GCM estão constantemente em prontidão para atender às necessidades emergenciais da população, protegendo-a de situações de risco e oferecendo suporte em momentos de adversidade. Eles trabalham incansavelmente para garantir a segurança de nossos bairros, parques, praças, escolas e outros espaços públicos”, declarou Kauan. A moção foi aprovada por unanimidade em votação nominal.
As jovens vereadoras Nathália Cruz de Oliveira e Naara Corrêa Lopes são as autoras da moção de congratulação e aplausos nº 03/23, que manifesta congratulações a unidade escolar EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo e que também foi aprovada por unanimidade. “Agradeço a EMEF Profª Maria Aparecida Ujio e todos os funcionários, por me ajudarem a tornar-me a jovem que sou hoje, por transmitir tantos conhecimentos e por terem confiado a mim o importante papel de representar, juntamente a minha suplente Sarah, uma escola tão maravilhosa na Câmara Jovem Caraguatatubense”, destacou Nathália durante a justificativa da moção.
O jovem vereador Klauss Saudaskaite Corrêa Silva parabenizou a colega pela iniciativa da moção: “Nós aprendemos diariamente em nossas escolas, com nossos amigos e professores para que possamos trilhar um bom futuro”. A moção foi aprovada por todos durante votação.
Por fim, a moção de congratulação e aplausos do jovem vereador Tiago Cezarino de Macedo, que congratula com os professores da rede pública e particular de ensino de Caraguatatuba também foi aprovada por unanimidade. “Ontem (15/10) foi o Dia do Professor e gostaria de parabenizá-los por todos os trabalhos e ensinamentos em sala de aula. Uma boa educação é indispensável para o futuro de nosso município. Ser professor é manter-se, apesar das dificuldades, apaixonado por sua profissão, por seu trabalho e orgulhoso de sua dedicação”, frisou Tiago. A moção foi aprovada por unanimidade.