Caraguatatuba busca recursos para investimento no turismo junto ao governo estadual
Sempre com objetivo de fomentar o turismo em Caraguatatuba, o prefeito Aguilar Junior, esteve na segunda-feira (17), junto ao secretário estadual, Roberto de Lucena para buscar e dar continuidade aos recursos na área ao município.
A reunião contou com a presença da secretária executiva de Turismo do Estado de São Paulo, Luciane Leite, e toda equipe do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), além do secretário municipal de Obras Públicas, Leandro Borella.
O departamento conta com 70 municípios denominados Estâncias Turísticas e 140 municípios classificados como Municípios de Interesse Turístico – MIT. Sua atribuição é transferir recursos diretos para a execução de obras que promovam o desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como Estâncias e MITs no Estado de São Paulo.
“Foi um encontro para fortalecer parcerias e reforçar os convênios já existentes com o DADETUR e assim, poder dar andamento às obras. O turismo é a mola propulsora do nosso município e investir em atrações turísticas é fomentar negócios e gerar empregos”, destacou Aguilar Junior,
Sobre a estância turística
Caraguatatuba é a primeira cidade do estado de São Paulo que recebeu o título de Estância. São denominadas para municípios que apresentam características turísticas, como condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais.
Existem quatro tipos de estâncias: turísticas, balneárias, climáticas e hidromineiras. Desde 1947, Caraguatatuba é uma Estância Balneária, por ser uma cidade do litoral, com praias, ilhas e mata atlântica.
Com esse título, a cidade consegue recursos do Governo Federal e Estadual para serem investidos no turismo, como shows, eventos e outros estímulos. Atualmente, Caraguatatuba está no 16º lugar do ranking das estâncias e municípios turísticos do estado.
Foto: Divulgação/PMC