Defesa Civil de São Sebastião alerta para chuvas de 110 mm e ventos fortes no feriado da Semana Santa
Turistas e veranistas que forem passar o fim de semana prolongado na cidade devem evitar ficar em moradias localizadas em encostas
A Defesa Civil de São Sebastião emitiu alerta para a chegada de uma frente fria vinda do sul do País, que deve trazer chuvas de até 110 milímetros (110 litros de água por metro quadrado), durante o feriado da Semana Santa. Ela vem acompanhada de ventos que podem chegar a 50 quilômetros por hora, raios e trovoadas.
O anúncio foi feito após reunião entre representantes do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) do Estado, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), realizada na manhã desta quinta-feira (6).
A orientação da Defesa Civil é que a população fique atenta, especialmente de sábado (8) para domingo (9), e procure abrigo em caso de necessidade. Turistas que forem passar o fim de semana prolongado na cidade devem evitar ficar em moradias localizadas em encostas.
A Casa Militar do Estado prorrogou até o dia 15 de abril a vigência do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) por conta dos alertas de chuvas que ainda vigoram. Ele terminaria no dia 31 de março.
Com o PPDC em vigência, as escolas são os principais pontos de abrigos e as Secretarias da Prefeitura ligadas ao plano, como Segurança Pública (SEGUR) Desenvolvimento Econômico e Social (SEPEDI), Educação (SEDUC), Esporte (SEESP), Obras (SEO), Saúde (SESAU), Urbanismo (SEURB), Pessoas com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), entre outras, estão preparadas para atendimento da comunidade.
Ainda conforme a Defesa Civil, além da chuva também está prevista a incidência de maré alta, o que pode provocar alagamentos e inundações, além de escorregamento de terra.
Em caso emergência, a orientação é para o morador acionar a Defesa Civil no 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Importante ficar atento a sinais como movimentação do solo, postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas.