CCZ de Caraguatatuba implanta mais de 1,7 microchips em animais neste ano
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), possui o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, através dos serviços de microchipagem e castração.
Apenas neste ano, foram 1.788 animais que receberam o microchip para identificação dos pets e de seus proprietários e 1.637castrados para impedir o surgimento de crias indesejadas, diminuindo o abandono e os maus-tratos dos animais pelas ruas. A castração deve ser feita tanto nas fêmeas como nos machos.
Os interessados em participar do programa de castração devem aguardar abertura do agendamento divulgada previamente no site da Prefeitura de Caraguatatuba.
Depois de agendado, o proprietário deve comparecer ao CCZ, na data e horário marcados com o animal e apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de vacinação e de renda (holerite, extrato da aposentadoria, comprovante do cadastramento ou folha de resumo do Cadastro Único – até três salários mínimos (R$ 3.636). Será implantado microchip e feita avaliação do animal para efetuar o cadastro e o documento de encaminhamento às clinicas credenciadas no programa de castração.
Além disso, 2.286 animais foram vacinados. Os filhotes devem ser vacinados a partir de três meses de idade contra raiva e a partir de 45 dias ou a critério do médico veterinário para outras doenças. O CCZ fornece apenas a vacina antirrábica durante todo ano pelo espaço.
Também foram realizadas seis feiras de adoção, com 107 animais adotados. Os animais destinados à adoção são os cães e gatos que estão no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e que foram recolhidos das ruas por abandono e outras situações e estão à espera de um novo dono. Os animais são saudáveis e foram vacinados para raiva, vermifugados e aptos a participar do programa de castração.
O CCZ também registra denúncias de maus-tratos e abandonos de animais através da Central 156; aplicação de auto infração e multa; exames de raiva, leishmaniose, anemia infecciosa, equina e mormo, entre outros; resgates de animais e palestras sobre posse responsável em escolas municipais.
O CCZ está localizado na Rua Ministro Dílson Funaro, 115, no Jardim Britânia, telefone: 3887-6888.
Foto: Rebecca Bonanate/PMC