Servidores de Ilhabela conhecem Escola de Governo e Gestão da Prefeitura de São Sebastião para implementação no município
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão, vinculada à Secretaria de Planejamento (SEPLAN), recebeu, nesta segunda-feira (19), a visita de servidores da Prefeitura de Ilhabela, que vieram com o objetivo de buscar informações e apoio na implementação da Escola de Governo no município.
Durante a visita, os membros da equipe puderam trocar experiências e conhecer o fluxo de trabalho da Escola de Governo e Gestão da Prefeitura de São Sebastião, com uma apresentação do histórico de ações e implantação da Escola de Governo.
A Escola de Governo e Gestão de São Sebastião foi criada em 2018 por meio da Lei 2568, de 4 de julho de 2018, na gestão do Prefeito Felipe Augusto, tendo como objetivo planejar, coordenar, organizar, acompanhar e avaliar atividades relacionadas à capacitação profissional dos servidores públicos municipais, compreendendo em um grande Programa de Formação Profissional e melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade.
O desafio da Escola de Governo é articular a gestão para o trabalho com o referencial de competências. Isso significa pensar em como usar a noção de competência para alimentar a definição das necessidades de capacitação. Dessa forma, tendo como referencial para a gestão de pessoas no setor público a gestão por competências, criando a necessidade de revisitar processos e formas de administrar o quadro de servidores.
Desde sua criação, foram ofertados cursos nos formatos presencial, híbrido e remoto, de acordo com pesquisas realizadas junto aos servidores públicos, com mais de 1.000 vagas disponibilizadas desde então, em parceria com instituições como: Escola Federativa (Governo Federal), Escola Superior de Advocacia da OAB (ESA-SP), FATEC São Sebastião, dentre outras.