UPA Central está em reforma, mas mantém atendimentos em São Sebastião
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), na região central do município, está passando por reformas e adequações estruturais, iniciadas hoje (11). A obra inclui pintura, melhorias na alvenaria e piso vinílico, entre outras benfeitorias que trarão modernidade e conforto à população.
Durante a reforma, a UPA continuará funcionando, mas haverá mudanças no fluxo de atendimento aos pacientes. O secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, pede compreensão à população pelos transtornos e ressalta se tratar de benefício futuro aos usuários da rede municipal de saúde.
“Desde quando assumimos, existem muitos pontos que necessitam de melhorias estruturais, porém não podemos parar os atendimentos; estamos ‘consertando o avião em pleno voo’ e elaboramos um plano para diminuir o impacto nos serviços”, explica.
Em dezembro, a unidade já teve o telhado totalmente reformado, com a troca do madeiramento, das telhas e adequação das calhas, possibilitando maior vazão das águas das chuvas.
A UPA de São Sebastião é referência para atendimentos de urgência e emergência e atendeu este ano, em média, 7.400 pacientes ao mês.
Mais melhorias
Outras áreas do HCSS passam por reforma. A ala que foi transformada em UTI exclusiva para pacientes com Covid-19 durante a pandemia está em fase de finalização. Em breve, os novos quartos de internação serão disponibilizados à população, e futuramente, uma clínica cirúrgica funcionará no local.
A reforma é feita em partes, possibilitando o remanejamento de pacientes e a continuidade dos atendimentos, e inclui a troca das portas e janelas de madeira por vidro; substituição de forro de lã de vidro por PVC e de piso por porcelanato; além de pintura geral. No local, também houve a substituição dos antigos cilindros de oxigênio por réguas de ar comprimido, produzido na própria unidade hospitalar.
Reinaldinho lembra que a reforma dessa ala está sendo feita com mão de obra própria, através dos funcionários da manutenção do hospital. “Unimos eficiência e economia aos cofres públicos. Mesmo com pouco recurso financeiro, inovamos e iremos entregar mais melhorias em breve”, diz.
Também está em andamento a construção de um posto de enfermagem e de um jardim de inverno, próximos aos quartos de internação; e a readequação de um espaço próximo à recepção geral para a transformação em uma sala de espera pediátrica.