Três famílias são removidas do Itatinga devido ao deslizamento de terra e risco iminente às suas moradias
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil, ligada à SEGUR (Secretaria de Segurança Urbana), informa que realizou nesta segunda-feira (21), três remoções preventivas em moradias localizadas na Avenida Machado Rosa, Viela 52, no bairro Itatinga, na região central; sendo uma casa com seis pessoas e as outras duas residências com uma pessoa, cada.
As remoções ocorreram em função de deslizamento de terra, com risco iminente às moradias. Os desabrigados e desalojados receberam atendimento das secretarias e órgãos que compõem o PLAMCON (Plano de Contingência da Defesa Civil). Após avaliação da assistência social, duas famílias foram encaminhadas para casa de parentes e uma família monoparental foi hospedada no hotel; foi concedida uma van da prefeitura para auxiliar no transporte dos desalojados e desabrigados. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), as famílias ficam abrigadas. Agentes da Defesa Civil estão avaliando a condição dos imóveis, quanto ao risco de desabamento e a Assistência Social estará avaliando se as famílias se encaixam no perfil para serem inseridas no programa aluguel social, caso não seja possível retornar os imóveis.
A Defesa Civil mantém o trabalho de monitoramento de áreas de risco em todo o município, realizado o ano todo. O órgão informou que o município não tem, no momento, áreas com alagamentos e que o acumulado de chuva das últimas 72 horas (20, 21 e 22) chegou a 319,5 mm. A previsão era de um acumulado de 200 mm para o período do sábado (19) à segunda-feira (21).
Para esta terça feira (22), a previsão é que as condições climáticas melhorem e que na quarta e quinta-feira o sol deverá aparecer, com céu limpo e com temperatura subindo para 28º. Para a sexta-feira (28), é esperado calor, com 32º, e possibilidade de chuva. A partir do sábado poderá ocorrer formação de chuvas contínuas, de três a quatro dias.
Atenção
A Defesa Civil, a SESEP (Secretaria de Serviços Públicos); demais secretarias e órgãos envolvidos no PLAMCON (Plano de Contingência da Defesa Civil) seguem monitorando todo o município.
A administração municipal orienta à população que mantenha atenção à topografia do solo e, caso repare deslocamento de terra ou possível desastre, deixe o local de risco e entre em contato pelo 199.
Outros telefones de emergência são:
Polícia Municipal: 153
Polícia Militar: 190
SAMU: 192
Corpo de Bombeiros: 193
Fundo Social
O Fundo Social continua a arrecadar água potável, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza, que integram o Plano Municipal de Contingência da Defesa Civil (PLAMCON), em medidas preventivas para amenizar os impactos causados pelas chuvas neste período.
Os donativos devem ser entregues nas regionais municipais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), das 8h às 17h, ou na sede do Fundo Social, Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Arrecadações em domicílio na Região Central, têm agendamentos pelos telefones (12) 3892-4991 e (12) 3892-5560, Costa Norte (12) 3861-2704.