Caraguatatuba destaca programas de preservação ambiental no Dia Internacional das Florestas
Nesta segunda-feira (22), é comemorado o Dia Internacional das Florestas com objetivo de reforçar a população sobre a importância da sua preservação e dos serviços ecossistêmicos por ela prestados. Em Caraguatatuba, a Prefeitura possui quatro programas que incentivam o aumento da área verde da cidade.
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) possui o Plano de Arborização Urbana com programas de preservação e manutenção ambiental: Adote o Verde, Espaço Árvore, Disk Árvore e o Viveiro Municipal.
Cada projeto é desenvolvido com um objetivo diferente, mas todos priorizam a importância de manter o plantio de espécies nativas e colaboram com a melhora da qualidade de vida da população.
O Adote o Verde é uma parceria entre o Poder Público e pessoas jurídicas interessadas em cuidar do meio ambiente, com a conservação e manutenção de praças, parques, canteiros centrais e áreas verdes. Em contrapartida, as empresas são autorizadas a instalar uma placa de publicidade no local que foi adotado. Atualmente, a Prefeitura tem a parceria com 10 empresas.
O Espaço Árvore visa realizar o plantio de mudas em todas as calçadas dos prédios públicos municipais, aumentando a arborização e oferecendo um toque paisagístico ao entorno dos prédios. Neste ano, o projeto está focado nas escolas municipais através da educação ambiental. Desde janeiro, já foram 120 mudas plantadas.
Já o Disk Árvore realiza a doação de mudas ao munícipe que deseja plantar uma árvore próxima à sua residência. Para receber a planta, basta fazer a solicitação na Central 156. Uma equipe da Secretaria fará a visita ao local para verificar se atende aos critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana. Em 2021, foram 84 mudas doadas.
O Viveiro Municipal fica localizado no bairro Tinga e abriga, aproximadamente, 2 mil mudas originárias da Mata Atlântica de diferentes especiais como Ipê Amarelo do Brejo, Abiu, Cambuci, Ipê Roxo, Aroeira, Carobinha, Manacá, Ingá Cipó, Grumixama, Pitanga, entre outras.
As mudas são oriundas de compensação ambiental e utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, educação ambiental e de recomposição de matas ciliares.
O local também é aberto para visitas mediante agendamento prévio. Além dos visitantes conhecerem as espécies, também podem visitar os projetos de compostagem, horta e o caminho sensorial. Agende uma visita na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca através do telefone (12) 3897-2530 ou por email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.
Os munícipes que desejam saber mais sobre o Plano de Arborização Urbana e entender quais espécies podem ser plantadas, os critérios, outros benefícios e ainda ter dicas sobre o assunto, podem acessar a cartilha de arborização, gratuitamente disponibilizada pela Prefeitura.
Saiba mais em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-meio-ambiente-agricultura-e-pesca/.
Foto: Luis Gava/PMC