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Ilhabela e Airbnb fecham parceria de apoio ao turismo responsável

A Prefeitura de Ilhabela e o Airbnb, maior empresa global de compartilhamento de lares e experiências em viagens, celebram uma parceria para apoiar a retomada consciente do turismo no contexto do avanço da vacinação no país. A iniciativa prevê a colaboração em áreas como inteligência de mercado, para o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo.

O Airbnb vai compartilhar dados agregados sobre comportamento e tendências de viagens com foco na cidade. Essas informações vão ajudar na elaboração de estratégias e no planejamento de ações voltadas ao turismo no município. O Airbnb também vai dividir boas práticas e inovações desenvolvidas pela plataforma, especialmente as que contribuam para viagens seguras e responsáveis. A parceria é de cooperação técnica, sem envolvimento de recursos financeiros.

“Essa parceria é fundamental, tanto para traçar o perfil do turista que procura Ilhabela, como para a elaboração do nosso plano de cargas. O Airbnb tem acesso a dados de inteligência de mercado fundamentais para o plano, como o número de visitantes, o motivo da viagem e as datas mais procuradas”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Com a retomada do turismo nacional, Ilhabela tem se destacado nas buscas de acomodações no Airbnb. “Ilhabela está conseguindo alavancar novamente a sua indústria, que é o turismo após mais de um ano de restrições. A plataforma, assim como a cidade, está comprometida a sempre adotar, cobrar protocolos e ações para que os nossos visitantes continuem seguros e possam gozar de saúde para usufruir de todos os nossos atrativos”, salientou a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite.

“O Airbnb possibilita um perfil de turismo autêntico, que valoriza a cultura local e movimenta a economia da cidade de forma responsável e segura, com todos os protocolos de higienização e saúde. Esses aspectos ganham ainda mais relevância no contexto da busca por destinos locais e do momento de pós-vacinação”, afirma Daniela Teixeira, gerente sênior de relações institucionais e governamentais do Airbnb no Brasil.

Historicamente, o impacto econômico gerado pelo Airbnb tem sido expressivo. No Brasil, chegou a R$ 10,5 bilhões em 2019, considerando gastos de hóspedes em diversos segmentos relacionados ao turismo, como o comércio local, não apenas com acomodação. Em 2020, 59% dos anfitriões brasileiros disseram que a renda obtida com a locação dos seus espaços no Airbnb os ajudou a permanecer em casa durante a pandemia e 63% mencionaram a renda extra como o principal motivo para alugar imóveis via Airbnb em 2020.

Protocolo de Higienização e Segurança

Aspectos de limpeza e higienização ganharam uma relevância ainda maior na decisão do viajante no contexto da pandemia. No segmento de compartilhamento de residências, estabelecer novos padrões de higienização foi fundamental. E o Airbnb foi pioneiro nesse sentido, desenvolvendo o Protocolo Avançado de Higienização em 5 etapas, com orientação de autoridades sanitárias e especialistas internacionais, como o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos EUA, referência nos esforços de combate à COVID-19. O Protocolo, disponível desde junho de 2020, inclui especificações sobre como higienizar todos os cômodos de uma casa e um selo para as acomodações, e é solicitado a todos os anfitriões.

A plataforma também proibiu, em agosto de 2020, festas e eventos em acomodações, para evitar aglomerações e contribuir para estadias responsáveis, e anunciou, em novembro de 2021 uma expansão dessa política para prevenir que usuários desrespeitem essa regra no Réveillon.

Além disso, o Airbnb possui orientações e boas práticas também para hóspedes, disponíveis no site e com as quais eles devem se comprometer no momento da reserva. As recomendações incluem uso de máscaras e prática de distanciamento social por anfitriões e hóspedes ao interagirem. Além disso, lançou, em abril de 2021, o Canal de Apoio ao Vizinho, uma ferramenta para auxiliar as autoridades e comunidades locais e facilitar a comunicação de eventuais incidentes em reservas nas proximidades.

E a plataforma anunciou ainda, em outubro de 2021, a ampliação de um dos recursos de segurança mais importantes da plataforma, a Linha de Atendimento Urgente. Disponível em 11 novos idiomas, inclusive português do Brasil, esse canal conecta os usuários em 30 segundos, em média, a um integrante da equipe de Segurança do Airbnb dentro do Atendimento à Comunidade. A ferramenta foi desenvolvida para uso durante estadias ativas no Airbnb. Por isso, aparece na Central de Segurança do aplicativo 24 horas antes do check-in e desaparece 24 horas após o check-out. Saiba mais aqui.

Contatos para a imprensa — airbnb@idealhks.com

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