CaraguatatubaCidades

Sepedi celebra uma década de atuação em Caraguatatuba ao lado de representantes e parceiros

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) comemorou na segunda-feira (13), uma década de atuação em Caraguatatuba. A cidade é uma das poucas no Brasil que possui uma secretaria específica para atender esse segmento da população.

O 10º aniversário da Sepedi foi celebrado em uma festa com a presença de representantes de outras secretarias como, por exemplo, Educação, Saúde, Esporte e Social.

Para representar os idosos e as pessoas com deficiência atendidos pela secretaria, foram convidados todos os ganhadores das edições do ‘Miss e Mister Melhor Idade’.

A grande noite contou com as apresentações do pianista Gerard, de um solo de dança do ventre e do grupo de dança cigana. Ambos representaram a Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc).

A comemoração do aniversário reforçou a importância do serviço oferecido à população que, somente no ano de 2021 atendeu 6.685 pessoas. Para o secretário Amauri Toledo, “o momento também serviu para valorizar o trabalho dos funcionários da secretaria”.

O secretário agradeceu aos representantes dos parceiros presentes na festa, entre eles a APAE e a Acalento, e dos Conselhos da Pessoa com Deficiência (CONDEF), Municipal de Saúde (COMUS) e do Idoso (CMDDI). “Não posso deixar de parabenizar e agradecer os idosos porque são vocês que fazem a festa diária da secretaria”, concluiu.

Ainda participaram da comemoração dos 10 anos da secretaria, o vice-prefeito Dr. José Ernesto, representando o prefeito Aguilar Junior, e as autoridades do pode legislativo.

Com a pandemia da Covid-19, a Sepedi precisou tomar medidas para conseguir resguardar idosos e pessoas com deficiência como, por exemplo, a paralisação das atividades do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e do Centro Dia.

Neste ano, as atividades retornaram. Ao todo, 510 pessoas estão participando das aulas gratuitas de alongamento, bocha tradicional, bocha sentada, ginástica funcional, pilates, tai chi chuan, zumba, além de grupo psicossocial e grupo de reabilitação pós-Covid.

Outras 45 pessoas estão sendo atendidas no Centro Dia. Essas pessoas recebem atendimento pela manhã e só deixam o local à tarde. Durante esse período, é ofertado o serviço da Proteção Social Especial.

O serviço do Centro Dia proporciona à pessoa atenção integral, cuidados básicos, além de promover a qualidade de vida e preservar os laços familiares e comunitários dos usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Ao longo dos seus 10 anos, a Sepedi já possui diversas conquistas como:

Programa Incluir – Instituído pela Lei Municipal 1.575, 15/03/2008, regulamentado pelo Decreto nº 152, de 10/12/2012 – Determina a isenção do pagamento do valor cobrado para ingresso em casas de diversões, praças esportivas e similares, locais de shows e espetáculos no Município de Caraguatatuba, às pessoas com deficiência (PcD).

Programa Acesso Livre –     Concede a credencial de isenção de tarifa de transporte coletivo urbano público ás pessoas com deficiência, assim como ao acompanhante, caso lhe couber este direito de estar acompanhado na sua locomoção, mediante laudo descritivo para esse fim, conforme os critérios estabelecidos na Lei Municipal N° 2.139, de 27 de fevereiro de 2014.

Praça Sensorial – Diferenciada por suas características sensoriais, terapêuticas e paisagísticas e de acessibilidade, a praça conta com trilha dos sentidos, academia ao ar livre, parque infantil acessível, quadra esportiva, sanitários adaptados, placas de sinalização em braile, além de área para atividades livres, visitas agendadas e grupos para piquenique.

Espaço Aventura – Oferece a vivência de esportes radicais e de aventura adaptados como o arvorismo, tirolesa e escalada, com o suporte e orientação de monitores especializados para atendimento de toda população, crianças, pessoas com deficiência e pessoas idosas.

Academias da Terceira Idade e Adaptadas – As academias ao ar livre são destinadas às pessoas idosas, e também adaptadas para as pessoas com deficiência e cadeirantes, para a prática de atividade física, proporcionando o fortalecimento muscular, a amplitude de movimentos, a prevenção de quedas, além da promoção da saúde e qualidade de vida.

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) proporciona aos usuários, atividades de caráter social, educacional, cultural, esportivo, lazer e saúde, promovendo a garantia de direitos, o desenvolvimento de habilidades, a funcionalidade humana, o envelhecimento ativo e a participação social, por meio dos serviços de Centro de Convivência e Centro-Dia.

Parceria com a Secretaria de Esportes que oferece atletismo adaptado, bocha adaptada, natação e treinamento funcional para as pessoas com deficiência e o programa Praia Acessível.

Contrato com a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento para reabilitação de pessoas com deficiência e idosos, que precisam de terapia especializada nas áreas de Equoterapia, terapias ambulatoriais multiprofissionais (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Psicopedagogia) Hidroterapia, Natação Adaptada. Dependo da avaliação técnica é oferecido acompanhamento aos Familiares.

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é uma carteira municipal, criada pela Lei 2.558/2021. Esse documento é emitido pela Sepedi, tem validade em todo território nacional e visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura.

Foto: Cláudio Gomes/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE