Equipe Master 60 de São Sebastião marca presença na competição de Canoa Havaiana ‘Volta de Ilhabela’ – VIBE 2021
No próximo 04 de dezembro, às 6h, a Equipe Guapuruvu fará pela quarta vez a prova
Quantas vezes nos falta ânimo para levantar da cama ou parar um momento no dia para nos exercitarmos e para treinar? Para a Equipe Guapuruvu isso não é um problema, ao contrário, é sempre uma motivação poder dedicar-se ao esporte e ir em busca de desafios.
Se por um lado muitas pessoas da comunidade jovem tem estado cada vez menos ativas fisicamente e mais conectadas aos aparelhos eletrônicos, existe um comportamento muito diferente na faixa etária acima dos 60 anos de idade, que, tem buscado cada vez mais se exercitar de forma regular.
E com esse grupo de remadores de canoa havaiana (ou va’a), seja de madrugada, manhã ou à tarde, não há desculpa! Estão sempre prontos e dispostos a treinar e é por isso que a Guapuruvu tem representado o município em diversas competições, tais como: o Campeonato Brasileiro de Va’a, realizado em novembro deste ano em Vitória, ES e a Volta à Ilha de Santo Amaro, em outubro de 2021, com percurso de 75km.
Itaquicé Soeiro, o idealizador e fundador da Equipe Guapuruvu, vem desde 2018 motivando outros remadores com 60 ou mais anos de idade a comporem a sua equipe e mostrar à comunidade que quando se tem força de vontade, persistência e dedicação, é possível atingir grandes conquistas para o grupo e pessoais, além de abrir porta para outras gerações. Um exemplo é o resultado da participação no Campeonato Panamericano de Va’a, no ano de 2019 na Ilha de Páscoa, Chile, quando a equipe foi vice-campeã.
Sim, a Guapuruvu 60+ é uma inspiração para muitas pessoas e, além disso, está demonstrando que a categoria acima de 60 anos de idade merece respeito nas competições. Com exceção dos campeonatos oficias (como os estaduais e o brasileiros), nem todos os eventos possuem a categoria na qual se encaixam remadores com 60 anos de idade ou superior e, por isso, são obrigados a competir de ‘igual para igual’ com atletas da categoria chamada máster 50, isto é, para remadores com 50 anos de idade ou mais.
Essa é uma razão pela qual a equipe encontra ainda mais motivação para manter-se integrada por pessoas da categoria máster 60. Por isso, para as provas de longa distância com revezamento (composta por nove ou doze remadores) às vezes a Guapuruvu é composta por remadores de diversas cidades e estados, além dos moradores de São Sebastião.
No próximo 04 de dezembro, às 6h, a Equipe Guapuruvu fará pela quarta vez a prova: Volta de Ilhabela (VIBE), considerada a mais longa do Brasil, fazendo o contorno desta ilha, totalizando um percurso de 95km, média de seis a nove horas de prova. Nesta competição, doze remadores se revezam, com a presença de um barco e duas pessoas que fazem apoio aos remadores, mas, pela primeira vez na história da Guapuruvu e da VIBE, a canoa será 100% composta por remadores com mais de 60 anos de idade.
O universo entorno das canoas havaianas conserva a importância da ancestralidade e o respeito às pessoas com mais tempo de vida e mais vivências numa determinada prática, por isso, a comunidade remadora demonstra sempre muito respeito e carinho pela Equipe Guapuruvu, que tem como um de seus propósitos encorajar pessoas de qualquer idade a praticar exercícios físicos e esportes como forma de melhorar a qualidade de vida.
Para atingir bons resultados nas competições, os remadores da categoria máster 60 permanecem ativos física, cognitiva e emocionalmente, o que nesta faixa etária é essencial para manutenção da saúde e da qualidade de vida.
Parabéns e sucesso à Equipe Guapuruvu 60+!
Siga @guapuruvu60
Acompanhe a VIBE no sábado, 04 de dezembro de 2021 em @vibeilhabela