Ciapi promove dinâmica em grupo para integrar novos frequentadores
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) tem promovido dinâmicas em grupo para promover integração social entre antigos e novos frequentadores do Centro Dia.
Esse equipamento atende pessoas com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos, que passam a manhã e a tarde no local e recebem atenção integral, cuidados básicos e de higiene pessoal, alimentação, jogos e atividades cognitivas.
A enfermeira Ticiane Baise dos Santos explica que essas dinâmicas em grupo são importantes para que os participantes possam interagir socialmente e ativar a memória.
“Pedimos que cada um se apresente, diga o nome, cor preferida, comida preferida, o que gosta de fazer para que os demais conheçam um pouco sobre as características pessoais dos colegas”, disse.
A aposentada Lair Herculano de Santana, 80 anos, é uma das frequentadoras do Centro Dia. “Conheci muita gente frequentando o Ciapi. Gosto muito de vir para cá, porque sou muito bem acolhida e tratada. Tenho as pessoas daqui, como minha segunda família”, afirma.
Há quatro anos Gilson Lopes da Cunha, 52 anos, também frequenta o Centro Dia. “Aqui me comunico com outras pessoas e é melhor do que ficar sozinho em casa”, declara.
Podem usufruir do serviço do Centro Dia pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos ou a renda individual do usuário seja inferior a dois salários mínimos.