CidadesSão SebastiãoSaúde

Profissionais da Atenção Básica à Saúde de São Sebastião participam de capacitação em Auriculoterapia

Recurso terapêutico será disponibilizado futuramente em Unidades de Saúde da Família (USFs)

Nesta quinta-feira (4), quatro profissionais da Atenção Básica à Saúde de São Sebastião participaram de capacitação em Auriculoterapia, uma Prática Integrativa Complementar (PIC) que utiliza a região da orelha como campo para tratamento de doenças crônicas, dores e problemas emocionais. O curso foi realizado na sede do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Taubaté das 8h às 12h30.

Os funcionários que receberam a capacitação serão multiplicadores para outros servidores. Na sequência, o serviço será regulamentado e implementado na rede municipal. O curso foi ministrado pela articuladora da Atenção Básica do DRS de Taubaté, Denise Mendes, e pela terapeuta ocupacional e especialista em saúde mental e saúde da família, Vivian Augusta.

A Auriculoterapia é um tratamento preventivo e de baixo custo, de diagnóstico simples e resultados rápidos e eficazes. Mais de duzentos tipos de problemas físicos e emocionais podem ser tratados com essa terapia, que auxilia no tratamento convencional e/ou na regulação do bem-estar do paciente.

As práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.  

Os procedimentos e serviços especializados de práticas integrativas e complementares são regulamentados pela Portaria 702 de 21 de março de 2018 combinada com a Portaria 1988 de 20 de dezembro de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE