CaraguatatubaCidadesSaúde

Funcionárias da Prefeitura de Caraguatatuba assistem palestra de prevenção ao câncer de mama

Servidoras das Secretarias da Fazenda, Administração, Obras Públicas, Assuntos Jurídicos e Gabinete do Prefeito assistiram a palestra “Conscientização e Combate ao Câncer de Mama” na manhã desta quarta-feira (27/10), no Paço Municipal, no Centro. Na atividade da Campanha do ‘Outubro Rosa’, as funcionárias receberam informações sobre a importância do autoexame periódico e do tratamento da doença na fase inicial, antes de começar o atendimento ao público.

A palestra foi ministrada pela enfermeira obstetra do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), Margareta Cameron Vasconcelos. O secretário de Fazenda, Nelson Hayshida, participou do evento. 

Margareta Vasconcelos detalhou alguns fatores que podem contribuir para o surgimento de diversos tipos de câncer como o sedentarismo, tabagismo, alimentação não saudável, estresse e o fator genético. “Como a gente faz para prevenir, além de se alimentar melhor, fazer atividade física e não se estressar tanto? É fazendo o autoexame de mama uma vez por mês. Mas atenção para quem menstrua: a mama vai ficar dolorida e pode ter nódulo. Então esse não é um bom momento para fazer o autoexame de mama. Deve esperar acabar o fluxo para fazer o autoexame de mama”, alerta e lembra que o autoexame é um momento da mulher que deve ser feito desde a axila.

A servidora encarregada pelo Cancelamento e Baixa da Fiscalização do Comércio, Aldenira Protela Vale, iniciou as ações de conscientização sobre o câncer de mama em outubro de 2014. “Comecei esse movimento porque estava grávida entre 2011 e 2012 e no final da gravidez fui diagnosticada com câncer de mama. Quando descobri estava muito avançado. O pessoal tem mania de falar ‘não procura doença porque você vai achar’. Não! O câncer você tem que achar e quanto mais rápido for encontrado a possibilidade de cura é maior. Quero que as pessoas procurem. Se eu perguntar para qualquer um aqui, alguém conhece quem está, esteve com câncer ou faleceu em decorrência da doença”, destacou.

Foto: Cláudio Gomes/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE