Exames, palestra e oficina de maquiagem são ofertados pelo Pró-Mulher para difundir importância do ‘Outubro Rosa’
O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) de Caraguatatuba realizou, no sábado (24), diversas ações da campanha do ‘Outubro Rosa’ para enfatizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.
Durante todo o mês de outubro, o Pró-Mulher abriu aos sábados para realização exames de papanicolau – preventivo e mamografia. Esses foram devidamente encaminhados pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).
No dia, cerca de 20 mulheres, que passaram pela unidade para realização dos exames, puderam participar de uma palestra com a psicóloga Jaquelina Silva. O momento serviu para difundir informação e a oferta de acolhimento para pacientes e suas famílias.
Das 60 mulheres agendas para o papanicolau, 31 compareceram ao Pró-Mulher. Isso preocupa os especialistas da unidade por dois fatores. Um deles é quanto à importância do exame que ajuda a diagnosticar o câncer de colo de útero e outro é o absenteísmo. A falta em exames ou consultas gera o aumento da demanda, fazendo com que as filas de espera fiquem maiores.
O total de mamografias realizadas no sábado (24) foi de 62. É importante destacar que a mamografia é indicada para mulheres com mais de 40 anos e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Mulheres a partir dos 60 anos devem fazer o exame a cada dois anos.
A mamografia não é indicada para mulheres com menos de 40 anos. O exame não consegue mostrar com nitidez toda a mama por ela ser muito densa. O tecido mamário começa a mudar só a partir dos 40 anos. O que facilita a compreensão do exame e o diagnóstico de possíveis nódulos.
Emoção e superação tomaram conta do sábado, no Pró-Mulher. Isso porque 15 pacientes do setor de oncologia, em tratamento (câncer de mama ou de útero), participaram de uma oficina de maquiagem.
A oficina, que foi conduzida pela enfermeira e coach Nara Moraes, serviu para resgatar a autoestima das pacientes, além de ensinar o autoconhecimento do corpo e importância do cuidado.
Diagnosticada com câncer de colo de útero em 2017, Durvalina Moreira dos Santos, 61 anos, contou que esses encontros fortalecem a mulher que há dentro dela. “Precisamos nos cuidar, ter a autoestima lá em cima. Eu passei por várias situações que me fizeram uma mulher mais forte e hoje me sinto uma guerreira”, contou.
A aposentada relatou que diagnóstico do câncer foi um choque. Ela atuava na área da saúde como técnico de auxiliar de enfermagem. “Por ser da área, pra mim foi pior. Imagine você trabalhar com a saúde e ainda ter que descobrir que você está com câncer. Foi assustador!”.
Hoje Durvalina está bem. Passou por uma histerectomia geral (útero, ovários e trompas) e só faz acompanhamentos rotineiros.
Todas as participantes da oficina de maquiagem receberam, gratuitamente, um kit completo, com diversos cosméticos oferecido pelo Instituto da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), para usarem no dia a dia e colocarem em prática as técnicas ensinadas por Nara Moraes.
Foto: Luís Gava/PMC