CaraguatatubaCidadesEducação

Professores da rede municipal participam de capacitação sobre Comunicação Alternativa e Aumentativa na Acalento

As Secretarias da Pessoa com Deficiência (Sepedi) e de Educação (Seduc) em parceria com a Associação de Apoio Ao Desenvolvimento Humano (Acalento) realizaram nesta sexta-feira (22) capacitação para 26 professores das Salas de Recursos, que atendem alunos com necessidades educacionais especiais, a capacitação ‘Comunicação Aumentativa e Alternativa’.

O workshop foi na sede da Acalento, no Porto Novo, ministrado pela fonoaudióloga Tatiana Pereira e pela pedagoga Camila Ribeiro que abordaram o que é Comunicação Alternativa e Aumentativa, quais pessoas podem utilizar e como usá-la nas Salas de Recursos.

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Sepedi, mantém um contrato de prestação de serviços onde a Acalento recebe um repasse mensal para atender 130 crianças da rede municipal de ensino.

No encontro foram demonstrados as aplicações do teclado inteligente (TIX), acionador ocular e piscadelas (para pessoas tetraplégicas ou com paralisia cerebral), PECs (sistema único de comunicação alternativa/aumentativa desenvolvido nos EUA), o software BoardMaker e o aplicativo Expressia, todos usados junto aos pacientes atendidos na Acalento.

A professora Bruna Letícia Santos de Oliveira, da EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega, no Morro do Algodão, disse que essa interação entre os profissionais das salas de recursos e da Acalento é muito importante para alinhar o melhor atendimento aos alunos com deficiência das escolas municipais

“A Educação Inclusiva acertou nessa capacitação. Fico muito grata pela equipe da Acalento compartilhar o trabalho e os conhecimentos conosco. Muitos alunos fazem uso dessa tecnologia da comunicação alternativa/aumentativa e precisamos estar afinados com esses recursos”, declarou.

A colega do Cief Profª Aldolfina Leonor Soares dos Santos, no Sumaré, Arlinda Martins, ressaltou que foi uma oportunidade de conhecer comunicação alternativa/aumentativa como uma ferramenta a mais para o aluno com necessidades educacionais especiais. “Dessa forma podemos dar continuidade aos trabalhos feitos com nossos alunos na Acalento”, destacou.

Estiveram presentes no encontro o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, a fonoaudióloga responsável pelo Setor de Planejamento e Atendimento da Sepedi, Paula Hiromi Kavadi, a coordenadora do atendimento das Salas de Recursos da Educação Inclusiva, Juliane Ribeiro Almeida Fernanda Barreto, Fernanda Barretos, do setor de Educação Inclusiva e a presidente da Acalento, Zenaide Bicudo Vernizzi.

Foto: Luís Gava/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE