CaraguatatubaCidades

Secretaria da Fazenda de Caraguá promove plantão da anistia na véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza o plantão do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS – LC 82/2021 – Anistia) na próxima segunda-feira (11/10), das 9h às 14h, na Área de Dívida Ativa da Secretaria da Fazenda (Guichê 2), no CentroMoradores e veranistas que não podem ir ao Paço Municipal durante a semana, têm a oportunidade de acertar suas dívidas com a Prefeitura, na véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro.

O REFIS oferece a chance dos contribuintes pagar seus débitos municipais tributários e não tributários anteriores a 31 de dezembro de 2020, na cota única ou em parcelas de três a 24 vezes mensais, com anistia de 40% a 100% no valor de juros e multas.

Quem solicitar o REFIS aguarda a chamada da senha em uma estrutura preparada pela Prefeitura de Caraguatatuba com quatro tendas, gradis, demarcação de lugar na fila, atendimento preferencial e normal, em frente ao Paço Municipal. É permitida somente a entrada do responsável por requerer a anistia, observando os protocolos sanitários para evitar a proliferação da Covid-19. Acompanhantes têm o ingresso autorizado nos casos especiais, em que a sua ajuda seja comprovadamente indispensável.

A Rua Luiz Passos Júnior foi parcialmente interditada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, permitindo apenas a circulação de carros de passeios na via. Servidores da Secretaria da Fazenda e funcionários da Central 156 orientam o público.  

O atendimento no REFIS também pode ser feito pelo aplicativo Caraguatatuba 156 (disponível na play store do celular), no ícone ‘Dívida Ativa’; ou ligando gratuitamente no telefone 156 (de dentro do município), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.  Para falar com a Central 156 fora da região de Caraguatatuba ligue (12) 3897-8800, no horário de expediente, ou utilize o aplicativo, além do site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, o período inicial de vigência da Lei Complementar 82/2021, de 2 a 31 de agosto, e de aplicação dos benefícios dela se mostrou insuficiente para o atendimento de todos os munícipes interessados em regularizar suas pendências com a Prefeitura, levando em conta, inclusive, os efeitos da pandemia.

Segundo ele, “a iniciativa não afeta receita tributária da cidade, pois não está concedendo isenção do pagamento do principal devidamente corrigido, não havendo assim renúncia de receita. O programa propicia à comunidade a chance de liquidação de seus débitos, vencidos até 31 de dezembro de 2020, com dispensa da incidência de multa e de juros de mora”.

Descontos e parcelamentos

Os descontos variam conforme a forma de pagamento escolhida pelo cidadão, cota única ou parcelamento (de 3x a 24x). O benefício da anistia será concedido após requerimento do interessado, isento de taxas e emolumentos, da seguinte forma: dispensa de 100% do valor de juros e multa nos pagamentos à vista; dispensa de 80% de juros e multas para quem optar pelo pagamento em três parcelas mensais consecutivas e de valores iguais; desconto de 70% de juros e multas para o pagamento em seis parcelas mensais seguidas e iguais; desconto de 50% do valor de juros e multa se o pagamento for feito em até 12 parcelas mensais consecutivas de igual valor; e desconto de 40% do valor de juros de mora e multas se o pagamento for feito em até 24 vezes iguais.

A falta de pagamento de três parcelas, consecutivas ou não, nos prazos fixados ou atraso superior a três meses, importará na caducidade e cancelamento do benefício e da dispensa das penalidades moratórias, voltando a incidir sobre o débito as consequências da mora. Em qualquer modalidade de parcelamento, em hipótese alguma a parcela poderá ser inferior a 10 VRMs (Valor de Referência do Município/ 1 VRM= R$ 3,74), equivalente a R$ 37,40.

Os honorários advocatícios devidos em razão dos débitos ajuizados serão pagos integralmente, sem qualquer desconto, da seguinte forma: à vista, na hipótese de o contribuinte optar pelo pagamento em cota única da dívida ou, se optar pelo pagamento parcelado, no máximo em três vezes (e não mais em seis ou 12 vezes) em razão de medida liminar judicial proposta pela Associação dos Procuradores dos Municípios do Litoral Norte do Estado de São Paulo. É possível saber a respeito dos honorários advocatícios (sucumbências) envolvendo os débitos ajuizados na Procuradoria Fiscal, pelo WhatsApp (12) 99616-5661.

O não recolhimento ou atraso das parcelas dos honorários advocatícios por mais de 30 dias acarretará a caducidade (ineficácia) e o cancelamento do benefício. Caso haja parcelas pagas, o requerente deverá solicitar a compensação dos valores pagos no Protocolo Geral.

O Paço Municipal fica na Rua Luiz Passos Júnior, 50 – Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3897-8182/8166/8222, WhatsApp (12) 99755-2601 ou pelo e-mail  dividaativa.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br da Área da Dívida Ativa.  O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Requerimento

Para facilitar o atendimento leve o número de identificação do imóvel e/ou inscrição municipal, requerimento preenchido e cópia do RG e CPF. Caso o requerente não seja o contribuinte cadastrado, é necessário levar a procuração. O requerimento e o modelo de procuração podem ser solicitados ou pelo e-mail  dividaativa.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br ou pelo WhatsApp (12) 99755-2601.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE