Prefeitura de Caraguatatuba retoma atividades para idosos e pessoas com deficiência
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) retoma suas atividades no dia 3 de novembro. As ações presenciais foram interrompidas há mais de um ano por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Nesse sentido, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso inicia, nesta terça-feira (5), o recadastramento para a participação no Centro de Convivência.
Esse espaço oferece ações integradas que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa.
As aulas oferecidas são: alongamento, bocha tradicional, bocha sentada, ginástica funcional, pilates, tai chi chuan, zumba, grupo psicossocial e grupo de reabilitação pós-covid.
Os interessados podem fazer a inscrição para uma dessas aulas, na sede do Ciapi, no bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.
Já o recadastro para o Centro Dia iniciará no dia 13 e será feito, em domicílio, por uma equipe de profissionais da Sepedi e da Organização IDGT, que administra o Ciapi.
O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.
Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.
Podem usufruir do serviço pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos ou a renda individual do usuário seja inferior a dois salários mínimos.
Foto: Divulgação/PMC