Fundo Social de Caraguatatuba forma alunos em cursos de qualificação
O Fundo Social de Caraguatatuba formou nesta quarta-feira (29), 26 alunos nos cursos de NR11 – Operação de Empilhadeira, em parceria com o Senai de São José dos Campos, e Edição de Vídeo, em parceria com o Sebrae.
O curso de NR 11 – Operação de Empilhadeira encerrou a segunda turma, com 12 alunos, que tiveram aulas no mês de julho. A capacitação teve por objetivo desenvolver técnicas para atuação em segmentos da indústria e do comércio como depósitos ou supermercados.
O formando Lucas Pacini, 38 anos, conta que a formação abrirá oportunidades para uma nova área de atuação. “Gostei bastante do curso, principalmente porque passamos a maior parte do tempo em aulas práticas. Isso agregou muita experiência aos alunos. Agora é buscar vagas de emprego e ingressar no mercado de trabalho”.
A qualificação contou com a parceria da empresa Litoral Pisos, situada no Jardim Britânia, que cedeu espaço e maquinário para a realização das aulas práticas.
Já o curso de Edição de Vídeo contou com 14 formandos que tiveram aulas na EMEF Prof. Antônio Freitas de Avelar, no bairro Estrela D’Alva, durante o mês de agosto. A qualificação ensinou técnicas de edição, composição e criação de efeitos especiais e visuais em vídeos, podendo atuar em empresas ou sendo empreendedor do próprio negócio.
Prova de que o curso forma profissionais capacitados é a aluna Yasmin Verzellesi Rosito, 25 anos, que idealizou e produziu um vídeo contando sobre a qualificação, com a participação de outros alunos. Ela conta que já trabalha como fotógrafa e que a área de audiovisual é sua paixão. “Gosto bastante da parte de produção e esta oportunidade irá agregar bastante na minha carreira profissional”.
Para conferir o trabalho produzido pelos alunos, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=7Axph5E2GMY.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, destacou a entrega de certificados como o primeiro passo da autonomia dos formandos, sendo o início de uma nova carreira. “Parabéns por chegarem até o final. Para nós, é muito gratificante ver pessoas interessadas e que valorizam o trabalho do Fundo Social. Infelizmente, muitos alunos desistem ao longo do curso, impedindo que outras pessoas tenham a mesma chance que vocês. Boa sorte nesta nova fase profissional”, ressaltou.
O Fundo Social ainda prevê para este ano a abertura de novos cursos. É importante que a população acompanhe as divulgações no site da Prefeitura de Caraguatatuba.
Foto: Bia Gomes/PMC