fbpx
CaraguatatubaCidadesÚltimas Notícias

Caraguatatuba é contemplada com oito câmeras de monitoramento do Programa Muralha Paulista

Caraguatatuba recebe nos próximos meses oito câmeras de monitoramento dentro do Programa Muralha Paulista, instituído pelo Decreto nº 68.828, de 4 de setembro de 2024,do governo do estado de São Paulo.

A política pública de segurança estadual visa monitorar os deslocamentos dos criminosos no território paulista com o aumento da probabilidade de prisão.

Dez cidades da região metropolitana do Vale do Paraíba e as quatro do Litoral Norte receberão as câmeras de vigilância. Ilhabela terá cinco, São Sebastião, 23 e Ubatuba, 28.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba, os pontos de instalação do equipamento de segurança já foram definidos, de acordo com o grande fluxo de pessoas: Avenida Doutor Aldino Schiavi, Martim de Sá; Rua Professora Adali Coelho Passos, Prainha; Rua Santa Cruz, Centro; Avenida Doutor Arthur da Costa Filho, na altura da Praça da Cultura; Avenida Doutor Arthur da Costa Filho com Rua São Benedito; Avenida Engenheiro João Fonseca com Rodovia Manoel Hipólito do Rego, Sumaré; Avenida Engenheiro João Fonseca com Avenida Frei Pacífico Wagner, Sumaré; Avenida Doutor Arthur da Costa Filho com Avenida Prestes Maia, Centro. As câmeras serão monitoradas pela equipe do Centro de Operações Inteligentes (COI).

Smart Caraguá

Em paralelo, a cidade avança na modernização do sistema de segurança pública com a implantação da Central de Segurança Integrada (CSI). O novo modelo deve substituir a atual Central de Operações Integradas (COI) e ampliar significativamente a cobertura de monitoramento na cidade. O número de câmeras passará de 161 para quase 1,3 mil, com reforço nas áreas centrais, bairros e equipamentos públicos, como escolas, UBS, e demais prédios municipais. A proposta é criar uma estrutura integrada de vigilância, com tecnologia embarcada em parte dos equipamentos, drones, totens de segurança e capacidade de atuação em tempo real, inclusive em casos de medidas protetivas. A estimativa é que o sistema entre em operação ainda neste ano, com a alta temporada funcionando como teste prático da nova estrutura.

O projeto Smart Caraguá contará ainda com apoio da plataforma federal Córtex, que permite o cruzamento de dados com mandados de prisão em aberto, e utilizará análises de zonas de risco e fluxos populacionais para orientar a distribuição dos pontos de monitoramento. A nova central terá uma estrutura ampliada, com mais de 30 telas e presença permanente de representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil e outras forças de segurança. Mesmo com o aumento expressivo na cobertura, o custo mensal do sistema terá incremento reduzido, de R$ 450 mil para aproximadamente R$ 500 mil, devido ao modelo de locação com manutenção inclusa. A proposta é transformar Caraguatatuba em referência nacional em segurança pública inteligente e integrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE