fbpx
CaraguatatubaCidadesEducaçãoÚltimas Notícias

Estudantes de Caraguatatuba constroem e lançam foguetes com garrafas PET para Olimpíadas de Conhecimento

Uma aula diferente marcou a quarta-feira (7) dos estudantes do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano, no bairro Jetuba, região norte de Caraguatatuba. Após a construção, os alunos participaram do lançamento de foguetes feitos com garrafas PET, em uma atividade que uniu ciência e diversão no Campo do Jetuba.

A iniciativa integra o programa “Mentes Brilhantes”, da Secretaria Municipal de Educação, que busca preparar os estudantes para as Olimpíadas do Conhecimento, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e a Obafog (Olimpíada Brasileira de Foguetes).

A atividade contou com a presença da secretária de Educação, Roselii Morila, e do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho, filho do patrono da unidade escolar. As crianças tiveram aula com os professores Rafael Silva Nunes (Ciências) e Osias de Barros Anunciação (Ciências e Matemática).

“Fiquei encantada com a destreza dos nossos estudantes durante o lançamento dos foguetes. É emocionante ver como eles aplicaram, com tanto entusiasmo, o conhecimento que foi compartilhado pelos professores, que, aliás, deram um show de dedicação. Também não posso deixar de destacar o papel essencial dos nossos professores de apoio pedagógico, que caminham lado a lado com as escolas para tornar projetos como este possíveis. Já estamos sonhando com as próximas etapas, com novas iniciativas que envolvam a disciplina e o universo da astronomia, inspirando ainda mais nossos alunos”, disse a secretária de Educação, Roseli Morilla.

Neste ano, dez escolas da rede municipal participam da OBA e da Obafog, com estudantes do 6º ao 9º ano. “Após as aulas teóricas e a montagem dos ‘foguetes’, hoje é a base de lançamento, onde eles (alunos) preenchem esse ‘foguete’ com água e lançam. Depois, nós medimos a distância que os ‘foguetes’ atingiram e conferimos a classificação para selecionarmos os representantes para a Olimpíada Nacional”, explicou o professor de Ciências, Rafael Silva.

A construção do ‘foguete’ envolveu garrafas PET de até 2 litros, papelão para as aletas e uma bexiga com água no interior. O lançamento foi feito com um dispositivo de PVC acoplado a uma bomba de ar.

O aluno do 6º ano, Rafael Moreira Moraes, de 11 anos, participou da atividade e ficou muito feliz com o aprendizado. “Nós ficamos surpresos com o resultado. Alguns ‘foguetes’ voaram bem alto, foi muito legal. Nós aprendemos sobre as garrafas PET e como elas têm aerodinâmicas diferentes. Foi muito divertido”, afirmou.

Segundo a equipe de Apoio Pedagógico, a prova teórica da OBA será aplicada até 16 de maio nas escolas. No mesmo prazo, será realizada a medição dos foguetes da Obafog, cujo alcance mínimo para classificação nacional é de 150 metros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE