Velejadora sebastianense é convocada para 1º Training Camp da Confederação Brasileira de Vela
A velejadora sebastianense, Maria Eduarda Andrade Kimura, 16 anos, foi uma das 20 atletas do país convocadas para o 1º Training Camp do Programa de Desenvolvimento Esportivo Feminino do Comitê Olímpico Brasileiro da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). O evento reúne apenas velejadoras da classe ILCA em Porto Alegre (RS), do dia 30 de abril até 4 de maio, no Clube Veleiros do Sul.
As atividades começaram com regatas-treino, seguidas por um briefing técnico ministrado por treinadores renomados no clube. O objetivo do acampamento é treinar a nova geração visando eventos mundiais futuros, como os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032.
A atleta sebastianense é um dos grandes destaques da vela no Estado de São Paulo e já conquistou títulos como a Taça Humboldt, tanto na categoria geral como na Sub-16, 2°lugar geral na Taça Clube de Campo e também levantou o título Paulista.
De acordo com Maria Eduarda, ela ficou surpresa e muito feliz ao receber o convite para o 1º Training Camp de velejadores da classe ILCA. “Estou ansiosa para voltar com muita experiência e aprendizado. Além disso, quero aproveitar para curtir o treinamento com outras velejadoras, incluindo o renomado Bruno Fontes. Será uma ótima chance de melhorar minhas habilidades, fazer novas amizades e conhecer outras paixões pelo esporte. Estou pronta para aproveitar ao máximo essa experiência incrível!”, concluiu a velejadora.
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.