Prefeito Reinaldinho anuncia tolerância zero contra criminalidade em São Sebastião
Assaltante é preso menos de 24 horas depois de delito em São Sebastião
O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, anunciou, nesta quarta-feira (30/4), na Rádio Morada, o início da operação ‘Tolerância Zero’ com investimento pesado em segurança. “Se meliantes quiserem vir para cidade vão ter de tirar o cavalinho da chuva, pois segurança pública é ponto primordial e, com certeza, prioridade do nosso governo”, explicou.
“Quem vier a São Sebastião e colocar a população em risco vai ter uma pronta resposta e vai ver realmente a força de segurança que nós temos aqui no município”, disparou. Como exemplo, ele enfatizou o caso de um morador em situação de rua que entrou na Igreja Matriz e foi preso menos de 24 horas depois. Câmeras de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI) auxiliaram as forças de segurança. “Nossas equipes estão preparadas para agir e pegar em 24h, em qualquer lugar”.
Como parte do reforço para a segurança, Reinaldinho confirmou a instalação de uma base da Polícia Militar em Maresias, cuja área já foi aprovada na Câmara Municipal, e ainda uma base do Corpo de Bombeiros em Boiçucanga, que está em tratativas com o governo do Estado para a aquisição do local.
O município também está em tratativas para a aquisição de mais de 20 câmeras de segurança de reconhecimento facial em vistas a garantir que a população tenha mais segurança em São Sebastião.
“Teremos operações constantes para coibir a violência em nosso município. É lógico que coisas acontecem de forma aguda, mas a pronta resposta é imediata, como nossa Polícia Municipal atuando forte, junto com a Polícia Militar e a Polícia Civil”.
Um exemplo disso foi a prisão de três homens, nesta quarta-feira, na Costa Sul da cidade. Eles são acusados de ‘tocarem o terror’ em Maresias, Praia da Baleia e Praia de Cambury, com ameaças a famílias.
Assim, foi realizada a operação Rastreio, por policiais civis do 2º Distrito Policial de São Sebastião, com apoio do Grupo Especial de Reação da Polícia Civil de São Paulo (GER) e da Polícia Militar, para o cumprimento de mandados de prisão contra suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em roubos a residências e condomínios na Costa Sul de São Sebastião.
Foram presos R.R.N.S., 20 anos, J.P.F.F.S., 18 anos, e V.B.N., 26 anos, com quem foram encontrados tênis, armas e simulacros, roupas, perfumes, relógios, aparelhos de som e TV, dinheiro, entre outros, e agora serão passados por perícia para saber se pertencem a vítimas.
As investigações revelaram que a quadrilha agia com extrema violência e grave ameaça às vítimas durante os roubos. Com base no trabalho de inteligência e na integração das forças de segurança, todos os integrantes identificados foram capturados. Ao todo, a operação resultou em seis prisões, representando um importante golpe contra o crime organizado na região.
As investigações prosseguem para identificar eventuais outros envolvidos e esclarecer a totalidade dos crimes cometidos pelo grupo.
O prefeito Reinaldinho anunciou, ainda, o retorno da Atividade Delegada com policiais e os estudos para também ter com policiais civis. “Precisamos rever o orçamento que não estava previsto para esta finalidade, mas agora acertamos de ter oito militares por dia, 56 por semana e 200 por mês para o reforço da segurança. Estamos vendo com o secretário Derrite (Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do Estado), a Atividade Delegada para a Polícia Civil para ampliar o setor de inteligência.
Ele também acrescentou que haverá portal com monitoramento em Boraceia e Maresias, mais blitz nas entradas sul e norte do município, uso com bafômetro, identificação de placas de veículos. “São Sebastião está no século 21”, frisou.