Campanha de Vacinação contra a Influenza registra cobertura de 8,67% na primeira semana em Caraguatatuba
A campanha de vacinação contra a Influenza, iniciada em Caraguatatuba no último dia 7 de abril, alcançou 8,67% de cobertura vacinal nos grupos prioritário e especial. Foram aplicadas 4.084 doses na última semana.
O total de pessoas consideradas para cálculo da cobertura vacinal foi de 41.777. Somente o grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde, que abrange os idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos e as gestantes, recebeu 3.625 doses da vacina.
As demais pessoas vacinadas neste momento são as puérperas, pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, professores, população carcerária e funcionários do CDP.
Cobertura vacinal por grupos
Entre os idosos, foram aplicadas 3.002 doses, o que corresponde a uma cobertura de 12,84%; entre as crianças, foram 297 doses aplicadas, com cobertura de 2,47%; entre as gestantes, foram 79 doses, correspondente a 6,47% de cobertura.
Entre as puérperas, foram aplicadas 20 doses, com cobertura de 9,95%; entre os trabalhadores da saúde, foram 227 doses, com 4,54% de cobertura alcançada; entre os professores, 83 doses aplicadas representaram uma cobertura de 4,02%; e entre as pessoas com comorbidades, foram aplicadas 376 doses, com cobertura de 6,61%.
O município recebeu 12,9 mil doses da vacina contra a Influenza, que estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, com exceção da unidade da Tabatinga. Não é necessário agendamento prévio. Os atendimentos são realizados durante o horário de funcionamento das UBS.
Para a vacinação, é necessário apresentar documento pessoal com foto, cartão SUS, caderneta de vacinação e comprovação específica de cada grupo, por exemplo,
– Comorbidade: Declaração médica que comprove a comorbidade
– Profissional de saúde: Carteira de trabalho, holerite ou crachá
– Professores: Documentos que comprovem vínculo ativo com a profissão
– Demais grupos: Comprovação de vínculo trabalhista
A vacina fornecida pelo SUS é trivalente, com proteção contra os vírus da Influenza B, Influenza A H1N1 e Influenza A H3N2. Não é indicada para crianças menores de seis meses nem para pessoas com histórico de reação anafilática grave a doses anteriores.
O município vai seguir as orientações do Ministério da Saúde para possível ampliação dos grupos a serem imunizados. Além da vacinação, são recomendadas ações de prevenção, como higiene frequente das mãos, ventilação de ambientes, hidratação e alimentação adequada.
Serviço
Campanha de vacinação contra a gripe
Local: em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) *Exceto a unidade do Tabatinga
Horário: 7h30 às 16h