Prefeito Reinaldinho participa de plantio de 100ª muda em projeto de arborização
Para marcar os 100 dias da sua gestão, o prefeito Reinaldinho Moreira participou, na quinta-feira (10) do plantio da 100ª muda de árvore dentro do Programa de Arborização Urbana. Alunos do 7º ano da Escola Municipal Henrique Botelho integraram a ação socioambiental.
Acompanhado da equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), ele plantou mudas de árvores ingá e aroeira no estacionamento da Biblioteca Municipal, enquanto as crianças puderam contribuir com o plantio do pau viola e pau formiga.
“Fizemos uma meta de, junto com a Semam, plantar 100 árvores nos 100 dias de governo e tornar nossa cidade mais verde. A participação das crianças também é muito relevante para este programa”, destacou o prefeito Reinaldinho.
Quem gostou da experiência foi a aluna Nathaly Radassa de Oliveira Gomes da Silva, 12 anos, que mostrou as mãos cobertas pela terra. “Eu adoro mexer com terra, já participei de projetos sociais e sempre tive a oportunidade de plantar várias árvores”.
O jovem Heitor Umbelino de Souza, também de 12 anos, disse que foi uma surpresa sair para participar dessa atividade. “Gostei muito de participar e acho importante ter consciência com a natureza”.
O secretário da Semam, Flávio Queiroz, destacou a participação da Secretaria da Educação (Seduc) no programa. “É muito interessante que os jovens já cresçam com essa mentalidade, com essa preocupação e não somente ver o desenvolvimento da cidade como um todo, na parte só de obras, de construções, de edificações, mas sim com o desenvolvimento sustentável. A gente desenvolveu o município com essa mentalidade que também devemos preservar, proteger o meio ambiente. Então é trazer essa harmonia entre a natureza e a urbanização do município com nossos jovens”.
Ainda segundo com ele, os plantios são de acordo com o que vai direcionar o plano de arborização urbana. “O plano ainda não está completo, mas as ações de arborização urbana já estão sendo feitas no município de Costa Sul e Costa Norte para que possamos deixar a cidade mais verde e trazer mais conforto térmico”.
As árvores plantadas são nativas da região e também indicadas para o plantio de arborização urbana. A ideia é aproveitar os espaços públicos como passeios, calçadas, áreas verdes, mas também moradores que quiserem participar podem procurar o Viveiro Municipal ou a Secretaria do Meio Ambiente. “Serão muito bem recebidos e muito bem indicados, com recomendação para fazer esses plantios.
De acordo com o chefe da Divisão Socioambiental da Semam, Silvio Peres, agora já são 133 mudas plantadas entre a região central e a Costa Norte. “Estamos num trabalho intenso junto à comunidade, para revitalização das áreas públicas e na conscientização da população sobre o cuidado com o nosso meio ambiente”.