Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do programa, que abrange professores do 1º ao 5º ano.
O programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo principal garantir que todos os alunos da rede de ensino sejam alfabetizados até o fim do 2º ano do ensino fundamental. A iniciativa tem apoio do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi). A formação continuada também será oferecida aos gestores e diretores das unidades de ensino de Caraguatatuba. Este foi o primeiro dos seis encontros que ocorrerão ainda em 2025.
Na quarta-feira (2), a formação foi conduzida pelos professores do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi), Keille Cruz e Alex Gomes, além da supervisora de ensino e articuladora municipal, Flaviana Giachini, e a supervisora de ensino da rede municipal e articuladora regional do programa Alfabetiza Juntos do município, Letícia Santos. O tema apresentado foi “avaliação”.
“A formação continuada de professores é um componente fundamental do programa Alfabetiza Juntos SP, pois possibilita que os professores estejam em constante movimento de discussão e aprimoramento para enfrentarem os desafios do processo de ensino aprendizagem da leitura e escrita e para garantir que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do ensino fundamental alfabetizados”, destaca a secretária-adjunta de Educação, Rosimeire Simões.
A professora Ruanda Souza da EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gardelin (3º ano), no bairro Poiares, marcou presença na formação e falou sobre a importância desse encontro. “Acredito que essa formação vem a somar na nossa prática, na sala de aula, com o contato direto com os alunos. E é isso que a gente busca como professor: formações que contribuam para a nossa prática na sala de aula”, afirmou.
“O programa de formação de professores é um dos pilares do compromisso nacional da criança alfabetizada. Aqui, o foco é a formação continuada dos professores do 1º ao 5º ano, sempre com o objetivo nas competências da alfabetização e melhores práticas e metodologias de ensino”, concluiu a coordenadora regional do programa, Letícia Santos.
Vale ressaltar que parte dessa formação continuada também será apresentada por meio de aulas on-line para os professores.
Foto: JC Curtis/PMC