fbpx
CaraguatatubaCidadesEducaçãoÚltimas Notícias

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP

Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do programa, que abrange professores do 1º ao 5º ano.

O programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo principal garantir que todos os alunos da rede de ensino sejam alfabetizados até o fim do 2º ano do ensino fundamental. A iniciativa tem apoio do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi). A formação continuada também será oferecida aos gestores e diretores das unidades de ensino de Caraguatatuba. Este foi o primeiro dos seis encontros que ocorrerão ainda em 2025.

Na quarta-feira (2), a formação foi conduzida pelos professores do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi), Keille Cruz e Alex Gomes, além da supervisora de ensino e articuladora municipal, Flaviana Giachini, e a supervisora de ensino da rede municipal e articuladora regional do programa Alfabetiza Juntos do município, Letícia Santos. O tema apresentado foi “avaliação”.

“A formação continuada de professores é um componente fundamental do programa Alfabetiza Juntos SP, pois possibilita que os professores estejam em constante movimento de discussão e aprimoramento para enfrentarem os desafios do processo de ensino aprendizagem da leitura e escrita e para garantir que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do ensino fundamental alfabetizados”, destaca a secretária-adjunta de Educação, Rosimeire Simões.

A professora Ruanda Souza da EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gardelin (3º ano), no bairro Poiares, marcou presença na formação e falou sobre a importância desse encontro. “Acredito que essa formação vem a somar na nossa prática, na sala de aula, com o contato direto com os alunos. E é isso que a gente busca como professor: formações que contribuam para a nossa prática na sala de aula”, afirmou.

“O programa de formação de professores é um dos pilares do compromisso nacional da criança alfabetizada. Aqui, o foco é a formação continuada dos professores do 1º ao 5º ano, sempre com o objetivo nas competências da alfabetização e melhores práticas e metodologias de ensino”, concluiu a coordenadora regional do programa, Letícia Santos.

Vale ressaltar que parte dessa formação continuada também será apresentada por meio de aulas on-line para os professores.

Foto: JC Curtis/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE